Recesso Parlamentar: Áurea Ribeiro e Lidiane Lucena registram principais ações do 1º semestre

Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese

Os parlamentares sergipanos cumpriram as atividades referente ao 1º semestre de 2023 e, seguem agora, em recesso até o próximo dia 31 de julho. Ambas do partido Republicanos, e estreando na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), as deputadas Áurea Ribeiro e Lidiane Lucena fizeram um balanço dos seis meses destacando as principais ações do mandato.

A deputada estadual Áurea Ribeiro. Foto: Joel Luiz.

Áurea Ribeiro realizou uma análise de sua atuação parlamentar neste período, considerando-o produtiva, pois conseguiu se reunir com a maioria dos gestores e lideranças municipais, ter Indicações e Projetos de Lei aprovados. “Ouvir as pessoas é, sem dúvidas, a melhor forma de aprender sobre a nossa gente e a nossa terra e dar uma diretriz para o nosso trabalho aqui na Assembleia. Também apresentamos 25 Indicações e três moções, todas aprovadas com a execução imediata de nossas Indicações, garantindo cada vez mais dignidade e bem estar para o nosso povo. Além de 11 Projetos de Lei, sendo que dois já se tornaram Lei”, informou a parlamentar.

Temas na área das causas sociais, especialmente às mulheres; PL da Semana do Empreendedorismo Feminino; e a Indicação de linha de crédito no Banese,  foram algumas frente de atuação da parlamentar. “Estive bastante atuante também na Comissão de Defesa do Consumidor, onde sou vice-presidente, e na Comissão de Legislação Participativa, onde sou membro. É com amor e dedicação que eu me coloco todos os dias a trabalhar pelo povo sergipano. Vou continuar aqui firme, na luta pelo nosso Estado, na luta pela minha Lagarto e escrevendo uma nova história para os sergipanos”, salientou Áurea Ribeiro.

Lidiane Lucena

A deputada estadual Lidiane Lucena. Foto: Jadilson Simões

Projetos de Lei aprovados que declararam ‘Bem de Interesse Cultural para o Estado de Sergipe’; Festa de Senhora Sant’Ana, de Aquidabã; Festa do Santo Cruzeiro, de Canhoba; Fanfarra e Filarmônica Renascer, de Aquidabã; e a Festa do Abacaxi, de Aquidabã. São algumas das ações da deputada estadual Lidiane Lucena. “Além dos PL de Bem de Interesse Cultural tivemos ainda a execução do Projeto de Lei substitutivo 86/2023 que, com a junção dos PLs apresentados por mim e pela deputada Carminha Paiva, instituiu a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; além do título de cidadã sergipana concedido à deputada estadual Carminha Paiva”, disse.

A parlamentar ressaltou ainda ações atreladas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA): “há vários outros Projetos de Lei já protocolados por mim e aguardo ansiosa para que possam entrar em nossa pauta de votação. Dentre eles: um que dispõe sobre a instituição do Selo Escola Amiga do Autista; outro que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de sessão de cinema adaptada a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como outras iniciativas atreladas sobre o TEA.”

No Plenário da Alese, Lidiane Lucena debateu diversos assuntos e, principalmente, de promoção e qualificação da Saúde. “Nesse primeiro semestre também busquei usar o plenário e minhas redes sociais para debater temas importantes para a promoção da saúde e também projetos e iniciativas do Governo de Sergipe em prol da nossa população. Mantive meu gabinete aberto para receber a população, lideranças e autoridades de todo o estado, valorizando a escuta das demandas e a construção coletiva de ações em prol do povo sergipano”, concluiu.

Recesso Parlamentar

O recesso é a interrupção temporária das atividades legislativas. Não havendo convocação para Sessão Extraordinária, a pausa ocorre entre os dias 18 a 31 de julho, e, no final de ano, entre os dias 23 de dezembro a 1º de fevereiro.

Foto Capa: Joel Luiz / Agência de Notícias Alese