Realização de concurso público em Nossa Sra de Socorro é discutido na Alese

3/8/2022

Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese

O deputado estadual Iran Barbosa (Psol) ocupou à tribuna no grande expediente desta quarta-feira, 3 de agosto, para discutir sobre a realização de concurso público no município de Nossa Senhora de Socorro.

“Ocupo este espaço, desta vez, para fazer um apelo ao prefeito do município vizinho e integrante da região metropolitana que é Nossa Senhora de Socorro no sentido de que atenda uma solicitação dos servidores públicos municipais e organize a administração com a perspectiva da realização de concurso público naquela municipalidade. O que ocorre é que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Socorro identificou através de levantamentos e estudos com relação à folha de pagamento que atualmente o município produziu cerca de 500 procedimentos administrativos de aposentadorias, ou seja, há um crescimento de aposentadorias na base municipal de servidores e aí, por conta disso, estes solicitam a realização de concurso público nesta área, até porque sabemos que essa é a porta de entrada de servidores na administração pública. A Constituição estabelece que o mecanismo legal e aceitável para ingresso no serviço público é por meio do concurso”, proferiu.

O parlamentar continuou a exposição apresentando dados disponibilizados pelo sindicato. “O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Socorro deu conta de que existe no quadro de pessoal daquela localidade 4.651 cargos ocupados contudo, 2.482 cargos, deste total, equivale a uma média de 53% que são preenchidos por funcionários contratados, comissionados ou estagiários. Sendo assim, mais da metade dos cargos ocupados na administração municipal de Nossa Senhora de Socorro, segundo os dados apresentados pelo sindicato, é que a maioria destes cargos não tem caráter efetivo e isso, evidentemente, na condição em  que estamos na missão de fiscalizar neste espaço da Alese nos dá o direito de pleitear a abertura de realização de concurso público na forma que a Constituição prevê e isso é uma medida necessária obedecendo os parâmetros legais, momento adequado e oportunidade”, falou o deputado Iran Barbosa.

As declarações ocorreram durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe no dia de hoje.

Foto: Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro/ Divulgação