Racismo Religioso será debatido pela Alese dia 22

Publicada: 20/09/2022 às 10:11

Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese*

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) por meio da Escola do Legislativo (Elese) deputado João Seixas Dória vai realizar  mais uma edição do projeto  ‘ Quintas Negras – Xirê do Saberes’. O evento está marcado para no dia 22 de setembro a partir das 9h da manhã e o tema será “Racismo Religioso e resistências do povo de santo e do nosso sagrado”. A programação cultural  acontece mensalmente as quintas-feiras. Nesta edição,  contará com a exibição do curta-metragem: ‘’Os caminhos de Xangô – a resistência das religiões afro-brasileiras’’. Já a palestra será ministrada pelo Prof. doutor do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe e Babalorixá, Fernando Aguiar.

”A oferta de discussões e debates  sobre as questões ético-raciais dentro da Casa Legislativa é uma forma de reconhecimento e promoção justiça social por meio de atividades reflexivas de temas tão atuais que promovem a conscientização da sociedade. O debate inicia a partir da Constituição de 1988, quando se afirma que o Estado Brasileiro é laico, mas as pessoas, principalmente que as  que seguem as manifestações de matrizes africanas, são vítimas do racismo religioso de forma institucional quanto de seguidores de outros credos.  O foco é falar sobre o racismo e provocar essas discussões na sociedade”, destacou Fernando Aguiar. 

 O projeto ‘Quintas Negras’ da Alese  debate temáticas raciais em espaços públicos. ” Ele surgiu em 2019, como forma de aproximar a população sergipana da casa legislativa. Sempre trazemos como convidados, professores e militantes  ligados a temática racial, líderes comunitários, cineastas, artistas, representantes de religiões de matrizes africanas.  O foco é promover a conscientização e visando  a igualdade racial”, falou a escritora, assessora de Cultura da Escola do Legislativo e responsável pelo projeto Quintas Negras, Vera Vilar.

Debatedores

Além de palestras, o projeto `Quintas Negras –Xirê dos Saberes` conta com debates  e roda de conversas com os participantes. O objetivo é ampliar a pauta com diversidade de informações para a população em geral e abordar os temas como promoção da igualdade racial e combate a intolerância racial e religiosa. Nesta edição participam:

Dr. Ilzver Matos, doutor em Direto (PUC-Rio); Diretor da DDH na Secretaria Municipal da Assistência Social (PMAJU); 2º lugar geral no concurso público 2019 para Professor Titular em Direito (UFS).

Dra. Ana Paula Miranda, doutora em Antropologia; professora do Programa de Pós-graduação em Antropologia (UFF/RJ);Pesquisadora do INCT/InEAC.

Martha Sales Costa, Especialista em Antropologia; Graduada/Licenciada em Sociologia; coordenadora do Espaço de Arte, Cultura e Educação Omiró (Casa de Mar); sócia-fundadora e membro da Sociedade Omolàiyé; membro do Conselho da Organização de Mulheres de Axé do Brasil; Yalaxé no Ilê Axé Omin Mafé.

Dra. Yérsia Souza de Assis, pós-Doutoranda em História (UFS); doutora em Antropologia Social (UFSC); Professora e Antropóloga; preta nagô do Samba de Aboio de Santa BarbaraEkédjí no Ilê Axé Omin Mafé

 

 

*Matéria publicada dia 05 de setembro, republicada dia 12 de setembro e reagendada para destaque nos site dia 20 de setembro e  16 de setembro.

Outras notícias para você