Quintina Diniz: de professora laranjeirense à deputada estadual

Por Paulo Santos/Agência de Notícias Alese

Na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) foi criada a ‘Medalha Quintina Diniz’, que é um símbolo que nos faz recordar de muitas que lutaram para que pudessem acompanhar a evolução da participação concreta da mulher na política e em diversas áreas. Na Casa Legislativa, ex-deputadas e deputadas estaduais da atual legislatura (20ª), prefeitas municipais, e outras personalidades da política, já foram homenageadas.

Quintina Diniz nasceu na cidade de Laranjeiras em 18 de junho de 1878 e morreu em Aracaju, a 22 de julho de 1942. Filha de Dr. Victor Diniz Gonçalves e de D. Maria Petrina de Oliveira Gonçalves, iniciou a carreira do magistério na sua cidade natal ainda adolescente no colégio fundado por sua mãe. Ao se mudar para Aracaju, fundou em 1906, o Colégio Santana, exclusivo para moças, localizado à rua Maruim, Centro.

Foi professora das disciplinas Pedagogia e Psicologia, antiga Escola Normal. Também era poetisa lírica e mística, oradora e política, tendo sido a primeira mulher a se eleger deputada estadual em Sergipe, em 1934; participou de várias causas a exemplo do movimento feminino.

Deputadas estaduais sergipanas

Relatos

Em seu discurso, ao receber a honraria na Alese, no último dia 8 de Março deste ano, no Dia Internacional da Mulher, a deputada Maisa Mitidieri (PSD), disse que a Medalha é um símbolo que faz recordar a luta de muitas mulheres e que acompanharam a evolução da participação feminina na política e em outras áreas. Isso reflete também no avanço do processo de empoderamento e fortalecimento da trajetória feminina na conquista de direitos igualitários. Por falar em trajetória, vale aqui ressaltar que nossa luta é antiga. Durante grande parte da História do nosso país, eram negados às mulheres os principais direitos políticos como o de votar e o de se candidatar”, ressaltou a parlamentar.

Para a deputada Áurea Ribeiro (Republicanos), receber a Medalha Quitina Diniz foi uma honra. “Uma homenagem que me honra como mulher, pois Quintina Diniz fez História na Política, deixando um legado que encoraja todas nós mulheres a seguir essa bandeira que ela foi a pioneira no Estado de Sergipe”, disse a deputada.

Segundo a deputada Carminha Paiva (Republicanos), receber a Medalha Quintina Diniz, na Casa legislativa é muito especial. Quintina Diniz foi uma inspiração para todas nós mulheres pela luta dela, principalmente na política. Foi a primeira deputada estadual e pra mim é uma homenagem muito especial, por nossa luta enquanto mulher, por igualdade social, salário digno e principalmente por aquela que estão em extrema pobreza. Estou muito feliz em receber essa medalha hoje”, destacou Paiva.

A deputada Lidiane Lucena (Republicanos), agradeceu a homenagem recebida em seu primeiro mandato. “Quintina Diniz abriu portas e foi pioneira aqui na Assembleia. Pra eu estar aqui hoje eu precisei das desbravadoras não dentro da política, como dentro da sociedade; então é uma felicidade muito grande receber esse reconhecimento e que venham muito mais mulheres comigo e depois de mil”, afirmou a parlamentar.

Deputada Linda Brasil

Já para a deputada estadual Linda Brasil (PSOL), que cada vez mais mulheres possam ocupar lugar na Alese. “Estou muito feliz por ser a primeira mulher trans a ocupar uma cadeira na Alese e receber uma medalha que homenageia a professora Quintina Diniz, a primeira deputada aqui de Sergipe. Estou muito feliz com a honraria e espero que cada vez mulheres possam ocupar aqui a Alese e a gente possa mudar a fotografia do Poder Legislativo no Estado de Sergipe”, ressaltou Linda.

A Honraria

O Conselho da Medalha Deputada Quintina Diniz é presidido pela deputada Maisa Mitidieri (PSD) e a honraria criada por meio da Resolução nº 15/2008, de iniciativa da ex-deputada Susana Azevedo, tem por finalidade, homenagear mulheres que, pela sua destacada atuação familiar, profissional, política ou social, especialmente na defesa dos direitos e da igualdade feminina, tenham-se tornado merecedoras do reconhecimento público da Assembleia Legislativa.

Fotos: André Moreira/PMA / e Jadilson Simões /Joel Luiz/Agência de Notícias Alese