Quintas Negras recebe cantor Zéq Oliver

Da Escola do Legislativo/Por Rosângela Dória

As paredes do auditório do imponente prédio do Palácio Fausto Cardoso, que abriga a Escola do Legislativo João de Seixas Dória, da Assembleia Legislativa de Sergipe, não foram capazes de segurar a voz de Zéq Oliver, convidado de mais uma edição, mais do que especial, do Projeto ‘Quintas Negras’. O cantor foi atração nesta quinta-feira,14, da abertura da agenda de eventos de 2024 da Elese. O espaço recebeu uma das mais belas vozes do cenário musical sergipano. A voz potente de Zéq Oliver chamou a atenção de quem estava no prédio e no auditório da Elese. Servidores e convidados especiais ouviram grandes clássicos da música internacional.

Alunos do Colégio Purificação, acompanhados da professora de História Roberta Carine Santos Trindade, participaram do evento e puderam ter uma ‘aula’ sobre os ritmos, nomes, movimentos musicais e fatos que fizeram história na linha do tempo da música negra americana, e da música francesa. “Nós deveríamos ter mais eventos como esse. Não devemos mostrar a consciência negra só em novembro, precisamos levar a vivência para a sala de aula. Esse evento vai resultar em debates importantes em sala para que os alunos encaixem as discussões dentro de um contexto histórico”, relata.

Estudantes, servidores da Elese e da Assembleia Legislativa, sentados num espaço que já abrigou grandes debates da política sergipana, prestigiaram a apresentação. A solenidade contou com a participação da deputada estadual Linda Brasil e do vereador Binho, da Câmara de Vereadores de Aracaju. Para a deputada Linda Brasil, a data é bem significativa.”Hoje faz seis anos do brutal assassinato de Mariele Franco, uma mulher negra que ocupava um lugar na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e acabou sendo executada, e hoje ver a Elese retomando esse projeto do Quintas Negras, trazendo esse grande nome que é Zéq Oliver, é uma grande satisfação” disse a deputada. O vereador Binho afirmou que saiu deslumbrado com o evento e parabenizou a toda a equipe. “Falar desse homem que é Zéq Oliver é uma grande satisfação. Estou feliz e empolgado com esse projeto. Participarei outras vezes”, comemorou o parlamentar.

O cantor e professor de canto Zéq Oliver disse que a experiência de cantar para o ‘Quintas Negras’, num ambiente que guarda a história do parlamento sergipano, é única. “Esse ambiente lindo e maravilhoso me tocou e me inspirou muito. Saio daqui renovado e agradecido. Foi a primeira vez que cantei aqui e espero voltar outras vezes. Só tenho a agradecer”, disse ele.

O coordenador de Projetos Culturais, Benneti Nasicmento, afirmou que a Elese começou com o pé direito a Agenda de 2024 ao levar Zéq Oliver para o ‘Quintas Negras’. “Foi um grande acerto, não só pela qualidade musical que ele apresenta, mas também pela história de vida, de carreira artística e de todos os desafios enfrentados ao longo do tempo”, disse Benneti, para quem Zéq Oliver é um exemplo de homem negro que teve na educação e na família seus maiores incentivadores. “Ouvir a história dele é perceber que apesar das dificuldades, Oliver se transformou num grande exemplo de caráter, de educação e de muito talento” observou.

Para a diretora da Elese, Telma Pimentel, a manhã foi muito marcante, com um grande nome da música sergipana. Telma lembrou que o espaço tem mostrado grandes nomes da música e impulsionado discussões sobre racismo e consciência negra. “Fico muito feliz que nossos projetos possam promover momentos de reflexão, com uma apresentação tão marcante e emocionante como a que tivemos hoje. Zéq Oliver é uma das vozes mais lindas que já conheci”, elogiou.