‘Quintas negras’ promove encontro entre repentistas e a história do teatro de rua

Da Escola do Legislativo – Por Rosângela Dória

O diretor de teatro Lindolfo Amaral foi o convidado da edição do ‘Quintas Negras’, nesta quinta, 22, na Escola do Legislativo João de Seixas Dória. O projeto promoveu o encontro entre a história do teatro de rua, os repentistas Vem Vem do Nordeste e Galego da Viola e os estudantes do Colégio Djenal Queiroz, de Aracaju. O ‘Quintas Negras’ teve uma edição especial por conta da comemoração do Dia do Folclore. Lindolfo Amaral, que participou aos 7 anos de idade pela primeira vez de uma peça teatral falou aos alunos sobre a paixão pelo teatro, sua formação acadêmica, sua história de vida e sua trajetória com o Grupo Imbuaça há quase 50 anos.

Ele é um dos fundadores do Imbuaça, o mais importante grupo de teatro sergipano e mais antigo de teatro de rua do Brasil. Lindolfo Amaral estudou na Escola Internacional de Teatro da América Latina e Caribe, em Cuba; realizou seu mestrado (2005) e doutorado (2013) em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e escreveu o livro “A Presença do Cordel na Dramaturgia Brasileira” (2021), resultado de sua tese de doutorado.

Lindolfo fez um passeio pela sua caminhada ao longo da carreira de ator, diretor e acadêmico, mas principalmente falou aos alunos do Colégio Djenal Queiroz sobre a importancia das escolhas, das referências na vida de cada um e principalmente da dedicação e esforço para se conquistar um ideal, um projeto, um sonho. “Fiquei honrado com o convite, principalmente por falar para uma plateia de estudantes” disse ele.

O aluno do 1° ano do Ensino Médio Eduardo Nunes disse “Acho muito legal ver de perto a nossa cultura sergipana e ter essa vivência, porque apesar da internet, a gente não tem muito acesso” disse o estudante.

O coordenador de Cultura da Elese Benneti Nascimento comemorou a semana de eventos e disse que “Esse Quintas Negras está especial com a presença do diretor Lindolfo Amaral e dos repentistas Vem Vem do Nordeste e Galego da Viola mostrando aos alunos a nossa arte, a nossa cultura e a nossa música. Fechamos a semana satisfeitos porque desde a última segunda recebemos o Encontro de Pesquisadores e Pesquisadoras pela Justiça Social e promovemos a Roda de Conversa sobre os Direitos dos Povos de Terreiros”, finalizou

Para a diretora da Elese, Telma Pimentel, o dia do folclore não poderia passar em branco: “Para essa comemoração, trouxemos o ícone da cultura sergipana, Lindolfo Amaral que leva nossa arte, nosso teatro por esse Brasil afora” disse.

Fotos: Joel Luiz