‘Quintas Negras’ discute Racismo Religioso: sem reparação não há abolição

Da Escola do Legislativo – ELESE

A Escola do Legislativo João de Seixas Dória, da Assembleia Legislativa de Sergipe, foi palco do espetáculo: Sankofa Hecta – coletivo de Teatro Afro. O evento foi uma edição especial do ‘Quintas Negras’ que completa 5 anos de existência este ano. Lideranças religiosas, de movimentos sociais, parlamentares, professores e estudantes participaram das comemorações. No debate central: Racismo religioso: sem reparação não há abolição. O Prof. Dr. da Universidade Federal de Sergipe, Ilzver Matos foi o anfitrião da mesa de debates e mediou uma importante conversa sobre a implementação de políticas públicas para o acesso das comunidades de terreiro aos espaços de poder, com o cumprimento de direitos previstos em lei, a exemplo da isenção de tributação, como ocorre com as igrejas católicas e os templos evangélicos. Participaram da roda de conversa, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Sergipe, Universidade Federal de Sergipe, Ministério Público Estadual, Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa de Sergipe, Defensoria Pública e membros de terreiros. Os vereadores Sônia Meire e Antônio Bittencourt e a deputada estadual Linda Brasil foram os parlamentares convidados para as discussões. O vereador Antônio Bittencourt falou sobre a importância de debates em espaços de poder:  “Essa temática precisa estar cotidianamente presente e de modo contundente. É uma temática que diz respeito ao compromisso histórico e ético de todos nós homens e mulheres pretos e de todos de uma forma geral” disse o vereador. Para a vereadora Sônia Meire, “Esse trabalho encontra apoio nas ações do colega Bittencourt e precisa ocupar mais espaços. Me coloco à disposição para a Lei de Diretrizes Orçamentárias na Câmara de Vereadores de Aracaju para propostas e emendas que possam garantir recursos no orçamento”, garantiu a vereadora. Para a deputada estadual Linda Brasil, a aprovação de uma lei de sua autoria sobre intolerância religiosa aprovada na Alese, ter partido dos debates de um grupo de pesquisa da UFS, é um passo importante na luta contra a discriminação. “Mas é preciso avançar ainda mais para a construção efetiva de um estado laico onde todos possam exercer suas crenças e fé de modo livre” disse a deputada. O Prof. Dr. Ilzver Matos disse que é muito importante participar de um projeto como o ‘Quintas Negras’ porque é uma oportunidade para que possam estar num espaço de patrimônio público dialogando com instituições e pessoas na luta democrática pelos direitos dos povos de comunidade negra representantes de terreiros . “Estar aqui hoje nesse espaço acolhedor que é a Escola do Legislativo,  falando sobre os direitos dos povos e comunidades tradicionais de terreiro de matriz africana com tanta gente importante e representativa dos poderes legislativos do município e do estado pra gente é um momento histórico” ressaltou o professor.

Para o coordenador Cultural da Elese, Benneti Nascimento , o momento foi muito importante para a discussão do papel das comunidades negras na sociedade. “O Quintas Negras é um projeto que recebe todos os nomes, movimentos, segmentos, representações e discussões que garantam a pluralidade de ideias e debates. Queremos mostrar ações afirmativas de pessoas que estão na luta por direitos, dignidade e igualdade na sociedade” concluiu.

Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese