Proposto por Luciano Pimentel, Título de Cidadania Sergipana é entregue ao jornalista Eduardo Barbosa

Por Assessoria Parlamentar

Nesta segunda-feira, 18, o jornalista, radialista, cientista político e master coach, Eduardo Barbosa de Oliveira, tornou-se o mais novo cidadão sergipano. O Título de Cidadania, concedido pela Assembleia Legislativa, foi proposto pelo deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) que conduziu a entrega da honraria, realizada na presidência da Alese, com a presença de amigos e familiares do homenageado.

Natural de São Paulo, Eduardo Barbosa é filho de sergipanos e reside no Marcos Freire, em Nossa Senhora do Socorro, desde 1990. No município, ele executou projetos sociais de formação de jovens e adultos. E na Secretaria da Indústria e Comércio, à frente do Núcleo de Apoio ao Trabalho, foi responsável pela realização de oficinas profissionalizantes na área de costura e informática, básica e avançada. Com formação em administração de empresas e comunicação social, atualmente Eduardo Barbosa é servidor público da Deso, gestor empresarial e atua nas áreas de inteligência política, empresarial e marketing pessoal.

“Eduardo é formador de opinião e um homem que tem contribuído com o fortalecimento da cultura e a disseminação de conhecimento, que dedica a sua vida a ajudar o próximo, a auxiliar no aprimoramento intelectual e pessoal das pessoas. E em sua trajetória em Sergipe, ele desempenhou um trabalho de relevância no município de Socorro, deixando a sua marca nesta cidade e na vida de tantos socorrenses e sergipanos”, destacou Luciano Pimentel.

Em seu discurso, o deputado enfatizou que as raízes sergipanas de Eduardo Barbosa, seu amor por Sergipe e sua atuação em prol do desenvolvimento do estado são a prova de que o título de cidadania é uma justa e merecida homenagem. “Fico feliz de ser autor desta propositura e poder dizer que hoje Sergipe abraça Eduardo como filho e celebra a sua história em nosso estado. Seja bem-vindo! É um orgulho para nós poder chamá-lo de sergipano”, enfatizou Luciano.

Coroação de uma trajetória

Para o homenageado, o título de cidadania é coroação de sua trajetória em Sergipe. “É um momento ímpar. É uma emoção sem igual para mim, que sou filho de sergipanos, mas nasci em São Paulo por circunstâncias da vida. Minha história no jornalismo e radialismo foi trilhada aqui, além disso, deixei um legado em Socorro. De forma que receber essa honraria é um coroamento de toda essa trajetória. É a concretização de um desejo antigo e, certamente, meus pais ficariam felizes ver esse reconhecimento. Mas, com certeza, não mais felizes do que estou agora”, salientou.

Segundo Eduardo, a honraria se torna ainda mais especial por ter sido proposta pelo deputado Luciano Pimentel. “Luciano é um parlamentar humanista, que olha para as pessoas por inteiro. Eu já acompanhava a carreira dele, desde a época da Caixa, e ele sempre foi reconhecido por sua seriedade. Uma vez deputado, não poderia agir diferente. É um deputado com uma visão de mundo que admiro e me concedeu um grande presente com a entrega deste título. Não poderia estar mais agradecido”, destacou.

De acordo com o master coach Moabe Teles, amigo-irmão do homenageado, Eduardo Barbosa é um exemplo de ser humano dedicado a transformar a sociedade. “Eduardo tem uma trajetória de enfrentamento de muitas dificuldades ao longo da vida. E quem conhece a história dele sabe que ele estar aqui hoje é um presente. Ele é uma pessoa inquieta, que por vezes foca tanto em servir ao próximo que acaba esquecendo de si”, disse Moabe, frisando a emoção de presenciar a homenagem.

Vereadora de Simão Dias, Alaizi Cardoso, participou de um curso ministrado por Eduardo Barbosa e fez questão de comparecer a solenidade para parabenizar e enaltecer a importância do homenageado em sua vida. “Nem todas as pessoas que contribuíram para a história apareceram na primeira página dos jornais. Existem pessoas que estão nos bastidores e fazem a diferença. Quando muitos não acreditavam em mim, ele acreditou que eu tinha o potencial de chegar onde estou hoje. Ele consegue detectar talentos e preparar pessoas para chegarem ao seu objetivo. A palavra de hoje é gratidão”, disse a vereadora.