Proposto por Luciano Pimentel, Dia do Maçom é celebrado em Sessão Especial na Alese

Por Assessoria Parlamentar

Nessa segunda-feira, 28, a Assembleia Legislativa de Sergipe realizou uma Sessão Especial alusiva ao Dia do Maçom, celebrado em 20 de agosto. A data foi instituída através da Lei 8.259/2017, de iniciativa do deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas), que insere a comemoração no calendário cultural do estado.

“Guiados pelos princípios do amor fraterno, da prática da caridade e da busca da verdade, os maçons assumem a responsabilidade de cultivar a própria evolução espiritual e moral,  atuando como verdadeiros agentes de transformação social, desenvolvendo um trabalho silencioso e incansável, com foco na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou Luciano Pimentel em saudação a maçonaria sergipana.

De acordo com o parlamentar, a maçonaria realiza inúmeras atividades filantrópicas, a exemplo da educação de crianças e adultos; do apoio a populações vítimas de catástrofes naturais; da proteção a idosos e de atenção à saúde, além de campanhas de combate às drogas.

“Ao comemorar o Dia do Maçom, expressamos a nossa gratidão aos esforços da maçonaria no estado, reconhecendo a valiosa contribuição dos maçons para promoção do bem comum”, disse Luciano Pimentel, complementando. “Que a luz da Maçonaria continue a brilhar intensamente em Sergipe, guiando-nos em direção a um futuro de progresso”, frisou o deputado em seu discurso.

Ao final da solenidade, Luciano Pimentel foi agraciado pelo Grande Oriente do Brasil em Sergipe com uma Moção de Gratidão, concedida em agradecimento à propositura da Lei que presta homenagem à maçonaria.

Diploma do Mérito

A Sessão Especial foi marcada pela concessão do Diploma de Honra ao Mérito outorgado pelo Poder Legislativo ao Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil em Sergipe, Wolney de Melo Dias, e ao Mestre Instalado da Loja Maçônica Jacques DeMolay n° 18,  jurisdicionada à Grande Loja Maçônica de Sergipe, Walter Gomes Pinheiro Júnior.

“Recebo com bastante gratidão essa homenagem da Assembleia Legislativa. A Lei do deputado Luciano Pimentel contempla todas as potências maçônicas do estado e representar a nossa Ordem neste ato é uma honra. A maçonaria sergipana se sente agraciada por estar reunida nesta Casa comemorando a passagem do Dia do Maçom. Que esse parlamento continue promovendo, anualmente, essa cerimônia de celebração que nos abraça”, afirmou o Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil em Sergipe, Wolney Dias.

Iniciado na maçonaria de Sergipe em 2006, o médico, secretário de Estado da Saúde e Mestre Instalado da Loja Maçônica Jacques DeMolay n° 18, Walter Pinheiro, ressaltou que ser condecorado com o Diploma de Honra ao Mérito é motivo de orgulho e renova as energias para seguir em frente em outros desafios.

“É um dia de festa e reconhecimento por todo trabalho desenvolvido junto com essa família que não é de sangue, mas é uma família que me acolheu muito bem em terras sergipanas e me apoiou de forma incondicional durante todos esses anos. Que a gente possa comemorar mais vezes esse dia e que essa motivação nos dê a força necessária para continuarmos firmes no propósito”, realçou Walter Pinheiro.

O evento foi prestigiado por maçons do estado que, ao lado de representantes de Fraternidades Femininas e da Ação Paramaçônica Juvenil, lotaram o plenário da Casa Legislativa.

Foto: Joel Luiz/Alese