logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

PromuAlese promove evento para as mulheres na Assembleia Legislativa

Dia Internacional da Mulher. Uma data para comemorar conquistas, mas para entender que a luta em prol da igualdade de direitos, da desconstrução do machismo, do respeito, da cobrança por políticas públicas e pelo o fim da violência, ainda não acabou. E foi no clima de comemorações e reflexões, que a Procuradoria Especial da Mulher (PromuAlese), realizou nesta sexta-feira (8) no hall da Assembleia Legislativa do Estado, um café da manhã acompanhado da apresentação da cantora sergipana Winnie Souza, além do sorteio de brindes entre as servidoras da Alese.

Maisa Mitidieri, Procuradora da Mulher na Alese

Para a Procuradora da Mulher na Alese, a deputada Maisa Mitidieri (PSD), é importante ter  representatividade feminina em todo o Parlamento, seja municipal, estadual ou federal.

“Quanto mais mulheres cuidando dos direitos, melhor ainda. A nossa luta é para que possamos ter mais mulheres nos representando no Parlamento. A gente não podia deixar passar em branco um dia tão importante que é o Dia das Mulheres e que a gente presta homenagens principalmente a todas as servidoras que são importantes para o funcionamento desta Casa. Essa é uma singela celebração e maneira de agradecer a todas essas pessoas que tanto fazem e movimentam a Assembleia Legislativa de Sergipe. A Procuradoria da Mulher não podia deixar passar em branco essa data tão especial”, reitera.

A coordenadora da Procuradoria da Mulher, Luana Duarte afirmou que a data carrega uma história de luta pelos direitos das mulheres.

Luana Duarte durante entrega de brindes

“Hoje nós queremos homenagear as servidoras da Casa, que fazem o trabalho da Assembleia Legislativa acontecer e para isso nós da Procuradoria da Mulher juntamente com a nossa procuradora, a deputada Maisa Mitidieri estamos oferecendo esse café da manhã para as mulheres da Casa, reforçando a importância da data, pois as mulheres só acumulam funções e fazem isso com maestria porque são mães, esposas, donas de casa e trabalhadoras. E reforçar que a luta não para por ai, pois ainda temos altos índices de desigualdade salarial, violência contra a mulher, machismo e tantas outras ações que acabam por inferiorizar a mulher. É uma data para se comemorar, mas também lembrar a luta”, entende.

Luana Duarte informou que entre os serviços desenvolvidos pela Procuradoria Especial da Mulher da Alese, está o que atente as mulheres vítimas de violência. “Tanto presencialmente como através de WatsApp ou ligação. Fazemos o atendimento e orientamos essas mulheres, de quais espaços ela deve tomar, com orientação jurídica, social e psicológica”, ressalta.

Luta e reflexão

Deputada Áurea Ribeiro

A deputada Áurea Ribeiro (Republicanos), lembrou que a data deveria ser comemorada todos os dias. “Mas hoje é dia de comemorações e homenagens; então é um momento ímpar na nossa história, das nossas lutas e das nossas batalhas para mostrar que o lugar de mulher é aonde ela quiser e isso é muito importante porque está nos força para buscar os nossos espaços e conquistar os nossos direitos. Como mulher eu serei uma voz incansável em defesa do bem estar social de todas essas mulheres brasileiras, sergipanas e em especial, as lagartenses. Feliz Dia Internacional das Mulheres”, enfatiza.

O deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil) ressaltou: “Hoje estamos comemorando o Dia Internacional da Mulher com um café da manhã para as servidoras e a entrega da Medalha Quintina Diniz; momentos de muita alegria e satisfação pra parlamentares estarmos prestigiando, homenageando, mas sobretudo respeitando as mulheres, entendendo a importância delas na sociedade e o avanço que elas têm e principalmente tendo o pensamento igualitário que lugar de mulher é aonde ela quiser”, observa.

Deputada Carminha Paiva (Foto: Jairo Dantas)

A deputada Carminha Paiva (Republicanos) teve o Projeto de Lei nº 49/2024, aprovado por unanimidade na Alese visando transformar em prioridade de estado, o atendimento e a emissão de laudo pelo Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe, para mulheres vitimas de violência doméstica e familiar e para pessoas vulneráveis vitimas de estupro.

“É inadmissível que uma mulher violentada sexualmente, ou mesmo vítima de violência doméstica, leve de um a dois meses para se atendida e passe por uma experiência traumática no Instituto Médico Legal. Isso não existe. A prioridade de atendimento visa garantir a rápida realização de exames periciais necessários para a comprovação de crimes de violência doméstica, familiar e estupro de vulneráveis, contribuindo para a efetiva aplicação da justiça e a proteção das vítimas. Enquanto assistente social, entendo por teoria e prática, que as pessoas devem ter os direitos assegurados, principalmente em situações a exemplo de abusos sexuais, ou violência doméstica”, enfatiza.

Telma Pimentel, diretora da Elese

A diretora da Escola do Legislativo João de Seixas Dórea (Elese), Telma Pimentel também participou do café da manhã e destacou a data.

“Eu só tenho a agradecer por essa comemoração que a Procuradoria da Mulher está nos proporcionando. O dia 8 de março é uma data  que a gente tem também que refletir sobre a situação da mulher, pois enquanto nós estamos aqui comemorando, quantas mulheres estão sendo humilhadas, subjulgadas e maltratadas? Isso nos faz lembrar que precisamos cada vez mais de políticas públicas visando resgatar a autoestima dessas mulheres para que possam se destacar. É uma data para comemoração com certeza, mas também para reflexão”, observa Telma Pimentel.

Juliana Andrade, esposa do presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade destacou: “Nesse Dia Internacional da Mulher, celebro todas as mulheres incríveis que cruzaram o meu caminho e as que lutam por um mundo mais justo. Que possamos continuar quebrando estereótipos, valorizando nossa voz e ocupando espaços que antes foram nos negado. Juntas, somos mais fortes. Feliz Dia pra vocês guerreiras”.

Comunicação

Juliana Andrade, esposa do presidente Jeferson Andrade

Representando a diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe, Andreza França disse que a data é importante para mostrar a força das mulheres. “Isso na certeza que devemos caminhar para frente. É muito importante essa iniciativa da Assembleia Legislativa em prestar essa homenagem às mulheres que trabalham no dia a dia, com a certeza de que dias melhores virão e com a consciência de que juntas somos mais fortes”, enaltece.

“Importante esse momento de as mulheres servidoras poderem se abraçar num dia tão emblemático que é o Dia Internacional da Mulher. No dia a dia nem sempre temos a oportunidade de nos vermos por sermos dezenas no Poder Legislativo e no dia de hoje tivemos essa excelente oportunidade”, complementa a coordenadora da Agência de Notícias Alese.

A chefe de gabinete da Presidência da Alese, Diana Andrade falou sobre o evento. “Hoje é o Dia da Mulher e a Assembleia Legislativa juntamente com a Procuradoria da Mulher estão de Parabéns por homenagear as servidoras e as sergipanas. Somos mulheres guerreiras e que Deus abençoe a cada uma que luta todos os dias em busca de dias melhores”, afirma.

Tenente Anne Hora

Para a tenente da Polícia Militar de Sergipe, cedida ao Gabinete de Segurança Militar da Alese, Anne Hora, é uma honra estar presente nas comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. “Hoje é um dia especial para todas as mulheres e saber que estamos sendo lembradas como motivo de garra e de luta, ficamos muito agradecidas”, diz.

Tia do lanche

Sabe a ‘tia do lanche’? Na Alese ela é presença constante.  A luta diária para fazer salgados,  bolos, saladas, sanduiches naturais, biscoitos deliciosos e sucos não tira o sorriso de Luciene Amado Santos. “Vai querer o que hoje? Fiz tudo logo cedo com muito amor pra vocês”. Difícil é resistir à tanta simpatia. E ela corre de um lado para outro; se o elevador demorar, vai pelas escadas, mas não deixa ninguém na vontade das guloseimas.

Telma Pimentel, Juliana Andrade, Andreza França, Diana Andrade, Stephanie Macedo e Luciana Océa

Luciene mora no conjunto Eduardo Gomes, município de São Cristóvão e trabalha duro para manter a casa e dar um futuro confortável ao filho Luan Vinícius Amado Siqueira Santos, de 27 anos.

“Eu vendo lanches aqui na Alese há mais de dez anos; desde quando a presidente era a deputada Angélica Guimarães. Acordo todos os dias às duas horas da manhã para assar os salgados, arrumar e sair de casa às 6h15 correndo para pegar o primeiro ônibus, desço no terminal e pego outro ônibus até o Centro; quando consigo vender tudo e estou muito cansada eu volto de táxi-lotação pra casa. Como todas as mulheres, luto por respeito e conquistas”, ressalta Luciene Amado.

 

Data

Luciene Amado, a “tia do lanche” da Alese

O Dia Internacional da Mulher (8 de março) foi oficializado pela Organização das Nações Unidas na década de 1970, simbolizando a luta das mulheres por condições equiparadas às dos homens, a exemplo da igualdade salarial.

Atualmente, as reivindicações vêm ganhando força em busca de políticas públicas, de respeito profissional; contra o machismo e todo tipo de violência.

 

Momentos no  Café da Manhã:

 

 

 

 

 

Fotos: Joel Luiz/Alese

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo