logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Promualese participa de campanha sobre prevenção de violência doméstica

Por Paulo Santos / Agência de Notícias Alese

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), através da Procuradoria da Mulher da Alese (Promualese), iniciou nesta segunda-feira (7), no município de Macambira, a atuação no ‘Ônibus Lilás’. A ação é alusiva à Campanha ‘Agosto Lilás’, que trata sobre a prevenção de violência doméstica.

O Ônibus Lilás é um trabalho realizado sobretudo pela Secretaria de Estado da Mulher, o qual conta com o apoio da Promualese, em especial, quanto à oferta de atendimento jurídico e social às mulheres. Neste primeiro momento de atividade, além de palestras, as pessoas presentes puderam receber atendimento psicológico e realizar testes rápidos contra HIV e Hepatites Virais.

A Assistente Social e assessora da Promualese, Terezinha Santos Lima, acredita que a campanha fortalece o combate à violência doméstica. “É importante discutir um tema que acrescenta no combate a violência. A Promualese é parceira desta ideia, levando informação e apoio para todas as mulheres que estão aqui em Macambira hoje”, disse.

Elisângela Dias, psicóloga

Para a palestrante e psicóloga da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Elisângela Dias, é preciso propagar e conscientizar a população sobre o tema da violência doméstica. “O Agosto Lilás é uma referência da Lei Maria da Penha, um mês de conscientização, onde trabalhamos o ano inteiro, mais durante o mês de agosto buscamos desenvolver em específico essas atividades, no sentido de propagar e conscientizar, e de convidar a população a fazer parte desta luta, que não é só de quem sofre a violência, mais de nós enquanto atores da sociedade, precisamos contribuir de algum modo. Falei sobre os aspectos psicossociais da violência doméstica, que é um outro tipo de violência, que a lei Maria da Penha aborda comtempla, mais que infelizmente ainda cai na invisibilidade”, afirmou.

A Assistente Técnica da diretoria de Proteção e Combate a Violência contra a Mulher, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Tairine Alves acredita que o ciclo de violência pode ser quebrado com mais informação.

Recepção e Ônibus Lilás

“A ideia é que esse ciclo de violência não continue, e que possamos salvar as vidas de muitas mulheres. Diante deste cenário preocupante, nos deparamos com a necessidade urgente em impulsionar as atividades que alertam também as vítimas que vivenciam os atos de violência”, ressaltou a palestrante.

 

Segundo Maria Isabel, dona de casa no município de Macambira, participar de atividades semelhantes a Campanha ‘Agosto Lilás’ contribui para melhor se preparar e prevenir contra os ataques violentos.

Maria Isabel, dona de casa

“Já tive vítimas na minha família, então é muito importante alertar todas as mulheres. O que mais ouvimos nas redes sociais e jornais é violência contra a mulher, porque os agressores acham que é um ser mais fraco. Precisamos aprender e ter conhecimento que sirva como exemplo de vida, para ajudarmos amigos, familiares e vizinhos”, destacou.

 

 

Fotos: Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo