logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Promotor, delegado e arquiteta recebem Títulos de Cidadania Sergipana

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

O promotor de justiça Edyleno Ítalo Santos Sodré, o delegado de polícia Francisco Gerlandio Gomes dos Santos e a arquiteta Ana Romélia Alves dos Santos receberam na tarde desta segunda-feira, 21, no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa de Sergipe, o Título de Cidadania Sergipana. A propositura é da deputada Janier Mota ( PSD), que disse estar muito feliz em prestar a homenagem como forma de reconhecimento ao trabalho prestado pelos três profissionais, ao Estado de Sergipe.

Presidente Luciano Bispo destaca atuação dos homenageados

Na solenidade, o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (PSD), ressaltou a contribuição dos homenageados para com os sergipanos. “Todos eles merecem essa homenagem da Assembleia Legislativa porque fizeram e continuam fazendo por Sergipe: o promotor, o delegado e a arquiteta-design têm um trabalho que merece destaque principalmente no município de Itabaianinha e a deputada Janier Mota decidiu na hora certa torná-los sergipanos de fato e de direito, pois vieram do Ceará e da Bahia há muitos anos Sergipe e contribuem para o desenvolvimento do nosso estado. Agradeço em nome do povo sergipano o desempenho dos três homenageados”, afirma.

De acordo com a autora da propositura, o momento é de reconhecer as atividades desenvolvidas pelos profissionais. “É um momento de gratidão a Deus por esses grandes profissionais que fazem um belo trabalho. Dr. Edyleno na área da Justiça e na área social em Itabaianinha, Dr. Gerlandio que desenvolve um belo trabalho como delegado e a nossa querida arquiteta Romélia, que reside há mais de 30 anos em Sergipe. Essa homenagem é mais do que merecida. Estou muito feliz e emocionada por entregar o Título de Cidadania Sergipana a eles”, destaca.

Homenageados

Deputada Janier Mota

Natural da cidade baiana de Feira de Santana, Edyleno Ítalo Santos Sodré é graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, tendo sido aprovado no concurso de juiz eleitoral em 2003. Atua como promotor de Justiça de Sergipe, desde 2006 é é Mestre em Constitucionalização do Direito com ênfase no Direito penal, pela Universidade Federal de Sergipe; integrante do corpo docente da Escola Superior do Ministério Público de Sergipe, ele destacou a homenagem recebida.

“A nossa carreira jurídica é dividia em dois momentos: Quando entrei na magistratura e quando entrei em 2006 no quadro do Ministério Público de Sergipe, passando por diversas comarcas, ficando mais tempo em Itabaianinha. Deixei a magistratura na minha terra natal, na Bahia porque o meu sonho era ser promotor e morar no estado em que todos me diziam e eu pude constatar presencialmente, que tem muita qualidade de vida. Agradeço à deputada Janier Mota por essa homenagem e viva a Sergipe”, enfatiza o promotor.

Nascido na cidade cearense de Sobral, Francisco Gerlandio Gomes dos Santos residiu toda a infância, adolescência e parte da fase adulta numa cidade com menos de 10 mil habitantes, chamada Senador Sá. Cursou os primeiros anos do Ensino Fundamental na Escola Estadual Coronel Apoliana, cuja diretora era a própria mãe dele. A partir da 5a série(hoje Ensino Fundamental II), passou a estudar na Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo, e na 7′ série iniciou os estudos na Escola Luciano Feijão, uma das mais tradicionais da região.

Promotor Edyleno Ítalo nasceu em Feira de Santana-BA

Aos 17 anos, ingressou na Universidade Estadual Vale do Acaraú-SE, em Sobral, para cursar Ciências, com bacharelado em Matemática. Também aos 17 anos, casou-se religiosamente, antecipando os desafios e responsabilidades da vida adulta. Aos 18 anos de idade, teve a oportunidade de substituir a Professora Marlene Alves, por um período de seis meses, enquanto ela trabalharia no Censo do IBGE.  Aos 19 anos, aceitou o desafio dado pela então diretora da Escola Nossa Senhora do Amparo, a Sra. SIMONE, para dar aulas de Matemática nas 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, e logo em seguida também foi convidado a lecionar a mesma disciplina, nas séries finais do Ensino Fundamental da Escola Coronel Apoliano.

Aos 22 anos, após aprovação no concurso público ingressou na Polícia Civil do Ceará, ocupando o cargo de Escrivão de Polícia, época em que conciliou o trabalho de Escrivão com as aulas de matemática e o curso universitário. Depois de dois anos no cargo, prestou vestibular para Direito na Universidade Estadual Vale do Acaraú, no Ceará, com excelentes professores e estrutura adequada, que contava com biblioteca atualizada.

Em 2007, assumiu o cargo de Delegado de Polícia Civil de Sergipe, e desde então já trabalhou nas cidades de Indiaroba, Santa Luzia do Itanhy, Estância, Maruim, Nossa Senhora das Dores, Itabaiana, Umbaúba, Cristinápolis, Tomar do Geru, Arauá e Itabaianinha. Ao longo dos anos, Francisco Gerlandio coordenou inúmeras investigações policiais, desvendando roubos, homicídios e tráfico de drogas, sendo o responsável pela maior apreensão de drogas da história de sua atual unidade de trabalho – Itabaianinha: 45 quilos de maconha, em 2016.

o delegado Francisco Gerlandio é natural de Sobral, no Ceará

“Eu já sou sergipano por escolha própria; já tenho família em Sergipe. São 14 anos de dedicação e ser reconhecido pelos representantes do povo, é uma satisfação indescritível. O momento é de gratidão e de muita alegria, pois estou sendo batizado agora mas já era sergipano de coração. Minha mãe sempre dizia que não importa quantas mãos lhe aplaudam, mas quais mãos lhe aplaudam e quando se é aplaudido pelos representantes do povo, pelos colegas de trabalho, o evento se torna muito mais especial. Estou recebendo esse Título, pela deputada Janier Mota, que é de Itabaianinha, município em que passei mais tempo de trabalho, me faz ter essa satisfação e ser aplaudido por mãos qualificadas, que eu respeito muito”, observa.

A arquiteta Ana Romélia nasceu na cidade de Quixadá, também no Estado do Ceará e ainda muito pequena, se mudou com a família para a cidade de Paulo Afonso, na Bahia, onde cresceu, estudou e conheceu seu esposo, Leonildo Moreira Lima, com quem se casou e juntos mudaram-se para Aracaju, há mais de 30 anos por questões profissionais. Ambos se encantaram e tiveram certeza de que era onde eles queriam firmar laços e construir sua família.

A arquiteta Ana Romélia é cearense do município de Quixadá

Com o passar dos anos, a homenageada iniciou seus trabalhos com a produção de enxovais de recém-nascidos, tendo se destacado rapidamente no mercado sergipano; resolveu cursar design de interiores na Universidade Tiradentes, por ser grande admiradora do trabalho de decoração; cursou arquitetura e urbanismo, também na Universidade Tiradentes, profissão que ela agrega até hoje junto com a confecção de enxovais de bebês e decoração de ambientes.

“A emoção é grande. Eu cheguei a Aracaju há 33 anos; estudei aqui, me formei; hoje eu gero emprego e me sinto muito honrada por esse momento. Sou arquiteta da deputada Janier Mota, criamos laço de amizade e hoje ela me presenteou com esse Título de Cidadã Sergipana”, enfatiza.

Familiares e amigos participaram da solenidade, a exemplo do deputado Georgeo Passos (CIDADANIA), o ex-deputado e prefeito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino, representantes do Ministério Público Estadual, o juiz Sérgio Menezes Lucas, o vice-presidente da Associação dos Delegados do Estado de Sergipe (Adepol), Adelmo Pelágio, além de representantes da Câmara Municipal de Itabaianinha.

Autoridades prestigiaram as homenagens

“Pessoas que nasceram em outros estados, mas que vieram para Sergipe e aqui constituírem suas famílias, fazem com os abracemos. A gente está feliz em participar dessa solenidade em que três pessoas são homenageadas: o delegado Francisco Gerlandio, o Edyleno Ítalo e a arquiteta Ana Romélia, que fazem  trabalhos belíssimos no Estado de Sergipe”, afirma Georgeo Passos.

Fotos: Joel Luiz                                                                                                                                                                                       

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo