19/5/2022
Por Ethiene Fonseca/Agência de Notícias Alese
Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (18) várias proposições visando a promoção e valorização da cultura e do esporte, a exemplo do Projeto de Lei Ordinária 11/2022, da deputada estadual Maria Mendonça (PDT), que institui a Semana Estadual do Motocross no Estado de Sergipe.
Na ocasião, os parlamentares também aprovaram o Substitutivo ao Projeto de Lei Ordinária 31/2022, do deputado Talysson de Valmir (PL), que declara a Festa de São Sebastião, no povoado Serra do Machado, no município de Ribeirópolis, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe, inserindo a festividade no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
O parlamentar pondera na justificativa do projeto que a comemoração do dia dos padroeiros e o culto aos santos é tradição na igreja desde os primeiros séculos da cristandade. “É neste contexto que inserimos e reconhecemos a importância da festa de São Sebastião”, relata o deputado Talysson na proposição.
Na pauta de votação desta quarta também constou o Projeto de Lei Ordinária 130/2022, do deputado estadual Doutor Samuel (Cidadania), conferindo à cidade de Neópolis o título de Capital Sergipana do Frevo. O parlamentar explica no texto do projeto que a festa começou na cidade quando operários saiam das fábricas e iniciavam os festejos vestindo fantasias.
“A comemoração foi crescendo entre os habitantes do próprio município e regiões vizinhas, como a cidade alagoana de Penedo e, na atualidade, a festa ganhou proporções bem maiores e agrega gente de vários estados brasileiros, em sua maioria turistas de Alagoas e Bahia”, relata o parlamentar.
Por fim, tem-se o Projeto de Lei Ordinária 146/2022, do deputado estadual Zezinho Sobral (PDT), instituindo o Dia dos Comitês das Bacias Hidrográficas no Estado de Sergipe, a ser comemorado anualmente no dia 25 de setembro. De acordo com o texto, a iniciativa tem como objetivo fortalecer os debates relacionados aos recursos hídricos.
“Os Comitês de Bacias Hidrográficas são órgãos compostos por representações dos governos, dos usuários de água e pela sociedade civil, que têm a obrigação de fazer a gestão das águas. Nesse contexto, o Estado de Sergipe regulamentou a matéria ao instituir a Lei N° 3.870, de 25 de setembro de 1997, dispondo sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos”, explica o deputado Zezinho Sobral na justificativa do projeto.
Foto: Prefeitura de Itapetininga