logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Projetos do Cia de Arte Alese cantam, contam e encantam

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

Ao longo dos cinco anos de atividades da Cia de Arte Alese, o grupo da Escola do Legislativo de Sergipe, vem desenvolvendo vários projetos, a exemplo de espetáculos, esquetes e oficinas de teatro e artesanato na capital e no interior. 

Entre as apresentações estão: intervenção no Hall da Assembleia Legislativa, no Ministério Público Estadual e no Iate Clube de Aracaju; Espetáculo Natalino; esquetes em homenagem à mulher e  à primeira deputada sergipana, Quintina Diniz, poemas do poeta Mário Jorge; Maria da Penha: uma história de luta; Faça sua voz ser ouvida: o papel da Alese, Intervenção Artística contra o câncer de mama, Centenário do Sapateiro, Auto de Natal Sergipano, As aventuras da Leitura e Balaio de Cantos, Contos e Encantos, entre outras. Em 2017, a companhia de teatro recebeu o prêmio Educar-SE, na categoria Arte e Cidadania.

As Aventuras da Leitura

Carinho das crianças no espetáculo ‘As Aventuras da Leitura’ (Foto: Divulgação Cia de Arte)

Outro projeto do Cia de Arte Alese que deu certo foi As Aventuras da Leitura. O espetáculo encenado em várias escolas de Sergipe, fala sobre uma criança ligada à tecnologia. “Cacau” vive acessando as redes sociais e de repente acontece um encontro inusitado com um personagem, que carrega uma mala e a mostra a importância do hábito da leitura.

Balaio de Cantos, Contos e Encantos

O espetáculo Balaio de Cantos, Contos e Encantos é voltado para a promoção da Cultura através da história do Folclore. O texto foi escrito pela atriz e dramaturga da Cia de Arte Alese, Lidhiane Lima, enfatizando grupos folclóricos como o Reisado, o São Gonçalo e o Parafuso, englobando a Embolada e os ditos populares. “Tudo começou com uma inquietação minha em perceber que as pessoas não se identificavam com essas manifestações e eu resolvi coloca-las de uma maneira mais lúdica”, explica.

De Opará a Velho Chico

O espetáculo narra a história o rio São Francisco, desde antes da colonização portuguesa no Brasil até os dias atuais. De Opará a Velho Chico faz um alerta para a preservação de uma das maiores riquezas naturais do Brasil

Oficinas e lives

Entre as tarefas multidisciplinares realizadas pelo elenco, está a realização de oficinas de teatro e de artesanato. Durante o período da pandemia, o elenco vem realizando oficinas e cursos de leitura dramática online, vídeos nas redes sociais sobre temas sociais, a exemplo da violência contra a mulher; retrospectiva dos espetáculos, além de lives da coordenadora Mônica Moreira, destacando temas como a influência do teatro como cultura popular; reflexões sobre o Samba de Pareia; Teatralidades das quadrilhas juninas e Influência do cordel no teatro de rua.

Foto: Jadilson Simões

 

 

 

 

.

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo