Projeto Realizadores destaca Centenário de Nascimento do ex-deputado Pedro Barreto de Andrade

Durante Sessão Especial no final da tarde segunda-feira, 02, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo (MDB), realizou em parceria com a Academia Sergipana de Letras, mais uma edição do Projeto Realizadores Marcando História, prestando homenagem póstuma pela passagem do Centenário de Nascimento do ex-deputado Pedro Barreto de Andrade.

O discurso foi lido pelo deputado Georgeo Passos

Conhecido como “Cidadão Realizador”, o homenageado se destacou pela sua atuação nos cargos e funções que exerceu e desempenhou, bem como, pelo seu caráter, pela sua conduta moral e pela sua postura ética e política.

“Hoje aqui estou a me incluir no tempo, para lembrar do homem que foi o meu pai, de suas lições sobre seriedade e honestidade. Foi um homem que ensinou o caminho certo aos seus filhos. Estamos aqui a testemunhar o reconhecimento público ao seu trabalho e para nós, o nosso especial agradecimento à esta Casa e ao querido e carismático deputado Luciano Bispo”, destaca Pedrito Barreto.

Homem de palavra

Pedrito Barreto faz discurso emocionado

O presidente Luciano Bispo falou sobre a satisfação em prestar a homenagem pelo centenário de nascimento de Pedro Barreto de Andrade.

“A Assembleia criou junto com a Academia de Letras, esse projeto visando homenagear as pessoas que muito fizeram por Sergipe e os políticos. Pedro Barreto de Andrade, que dá nome ao plenário desta Casa, foi um homem de várias posições, tinha posição política e palavra empenhada. Antes de dar a palavra pensava e fazia isso com muito entusiasmo. Nós estamos felizes em homenagear Pedro Barreto de Andrade. A vocês que fazem a família, meus parabéns”, ressalta.

Saudação

Momento do Hino Nacional

A saudação à família do homenageado foi feita pelo deputado Georgeo Passos (PTC). No discurso do deputado Luciano Bispo, o destaque para o Projeto Realizadores desenvolvido pela Alese em parceria com a Academia Sergipana de Letras e a retrospectiva da vida de Pedro Barreto de Andrade, que passou por vários cargos importantes no Estado de Sergipe. E, a amizade com o ex-deputado Cleonâncio Fonseca, lembrando que, antes de ingressar na magistratura, Pedro Barreto de Andrade teve importante papel na advocacia e na política.

Lições de honestidade

O discurso em nome da família foi feito pelo jornalista e advogado Pedrito Barreto, filho do homenageado, que escolheu o poema de Mário Quintana, O Tempo.

Homenageado

Presidente da Alese é homenageado com o selo dos Correios

Pedro Barreto de Andrade nasceu em Simão Dias, fez o curso primário no Colégio Santa Inês em Capela, o curso ginasial, no Colégio Salesiano em Aracaju, transferindo-se para Salvador. Retornou a Sergipe, trabalhando com representante de remédios; ingressou na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro.

Foi promotor público de Itabaiana,  chefe da Polícia do Estado de Sergipe, professor de Direito da Faculdade de Ciências Econômicas de Sergipe, deputado estadual por três legislaturas, sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) e secretário de Estado da Segurança Pública no Governo de Augusto Franco. Morreu no dia 14 de setembro de 1984.

Mesa

Filha do homenageado

Filha do homenageado, Herânia Barreto

Na composição da Mesa Diretora, o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, o secretário de Estado de Governo, Benedito Figueredo, Cesário Siqueira Neto, presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, o vereador Américo de Deus (Rede), representando a Câmara Municipal de Aracaju, Pedro Barreto de Andrade (Pedrito Barreto), representando a família do homenageado, a jornalista Gabriela Melo, representando a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em Sergipe, José Anderson do Nascimento, presidente da Academia Sergipana de Letras, o empresário Albano Franco e o reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa

Selo

Sérgio Barreto, filho do homenageado

A Sessão Especial contou ainda com a entrega (feita pela jornalista Gabriela Melo) de um selo personalizado, emitido pelos Correios em homenagem a Pedro Barreto de Andrade, aos filhos, ao presidente Luciano Bispo e outras personalidades presentes.

Por Agência de Notícias – #RedeAlese
Fotos: César de Oliveira