“Projeto LAPIMAR, da Embrapa, vai potencializar a aquicultura em Sergipe”, avalia Marcelo Sobral

Publicada: 25/09/2023 às 08:56

Por Assessoria Parlamentar 
 
O deputado esteve na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em Aracaju, para conhecer o trabalho da instituição.
 
O deputado estadual Marcelo Sobral (UB/SE), vem se destacando pela sua atuação na área da aquicultura e, nesta sexta-feira, 22, esteve na Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju, para conhecer o projeto “LAPIMAR”, que pretende criar um Laboratório de Maricultura, sendo o primeiro centro de referência em pesquisa e inovação nesta área no Estado de Sergipe.
 
O chefe-Geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Marcus Cruz, evidencia a necessidade da entidade em adquirir os equipamentos para o funcionamento do laboratório. “Precisamos, somente para comprar os maquinários, cerca de R$ 2 milhões. Já estamos concluindo a obra da estrutura do LAPIMAR e, agora, precisamos de todos os equipamentos para começar as pesquisas”, explica Marcus.
 
Marcelo Sobral, incentivador e defensor da maricultura, ficou feliz com o projeto. “O cenário atual em Sergipe é bastante promissor para a organização e estruturação da cadeia produtiva do cultivo de camarão, ostra e peixe. Sem dúvidas, com este Laboratório de Maricultura pronto, a Embrapa contribuirá com os produtores para uma produção assertiva e com respeito ao meio ambiente”, reconhece o parlamentar.
 
De acordo com Jefferson Legat, pesquisador em maricultura pela Embrapa, a instalação do LAPIMAR é uma iniciativa inovadora em Sergipe. “A Embrapa Tabuleiros Costeiros veio para Sergipe em 2018, com o objetivo de desenvolver pesquisas em maricultura na região Sealba (Sergipe, Bahia e Alagoas). Com 580 metros quadrados de área, o LAPIMAR utilizará tecnologias para o reuso de água de criação em vários ciclos de produção e não gera efluentes, contribuindo para a sustentabilidade”, argumenta Legat.
 
A Embrapa tem apresentado o projeto aos parlamentares sergipanos e buscado apoio para a sua concretização. “A pesquisa é essencial para o desenvolvimento da aquicultura. Hoje pude conhecer esse projeto e levarei ele até os meus amigos deputados estaduais, o governador Fábio Mitidieri e, no próximo ano, destinarei emendas para ajudar na consolidação desse laboratório de pesquisa”, garante Marcelo.
 
Foto: Saulo Coelho- Embrapa

Compartilhe!