logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Projeto Independência Química é destaque na TV Alese

A entrevistada desta segunda-feira, 3 na TV Alese (48.2), foi a coordenadora do Projeto de Prevenção de Combate às Drogas e Independência Química, Suely Barreto, desenvolvido no município sergipano de Estância.  De acordo com ela, o projeto surgiu quando ainda era estudante do curso de Direito, como trabalho da faculdade no Presídio Feminino.

“A ideia surgiu quando eu era estudante de Direito e realizamos de um trabalho no Presídio Feminino, à época superlotado, visando verificar os crimes cometidos. Foi quando descobrimos que a maioria delas ou haviam assumido o tráfico quando os maridos foram presos ou mortos ou se tornaram dependentes químicas pelos mesmos motivos.  De lá, visitamos a Fazenda da Esperança em Lagarto e criamos um vínculo. A ideia do nome do projeto é de ex-dependentes químicos e que foram recuperados na fazenda. Estamos completando dez anos do projeto e a execução, três anos seguidos em Estância”, ressalta.

Suely Barreto acrescentou que o projeto embora tenha um público alvo, é desenvolvido em escolas, organizações não governamentais e associações de todo Estado de Sergipe.

“Como trata-se de um projeto de prevenção voltado para a juventude, todos os adolescentes envolvidos não são usuários de drogas. O objetivo é que eles multipliquem o que aprendem e repassem para os amigos, vizinhos e a sociedade em si. Acontece em quatro módulos, no primeiro a gente trabalha a questão de fortalecimento do vínculo familiar, destacando a relação dos jovens com a família; no segundo momento, a orientação sexual, higiene pessoal, gravidez precoce e respeito à orientação sexual; no terceiro momento, a gente fala sobre os tipos de drogas, a exemplo do álcool que é a porta de entrada, a maconha, crack e cocaína e por último as consequências, sejam elas biológicas, psicológicas, sociais e penais”, explica lembrando que conta com apoio de vários colaboradores e parceiros no trabalho que visa evitar que os adolescentes entrem no caminho das drogas.

A sede está localizada na cidade de Estância e cerca de 120 adolescentes já foram beneficiados diretamente e inúmeros indiretamente. Atualmente, cerca de 80 jovens cadastrados no Projeto Independência Química. “São vários os parceiros, toda a sociedade abraça; a gente faz palestras em todo Estado de Sergipe e já recebemos convite para visitar o interior da Bahia. Com os adolescentes cadastrados, nos encontramos todo último sábado de cada mês, em atividades recreativas diversas como lual de rua, visitas aos asilos, festinhas, visando atrair cada vez mais os jovens. Qualquer pessoa pode acessar a nossa página no facebook e lá tem o nosso contato e o trabalho desenvolvido”, complementa.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo