Projeto ‘Encontro com o Autor Sergipano’ recebe o escritor José Nascimento

Por Paulo Santos/Agência de Notícias Alese

Na tarde desta quarta-feira (14), a Escola do Legislativo João de Seixas Dória (Elese), promoveu o lançamento do livro: “Perfis Acadêmicos”, do escritor, e presidente da Academia Sergipana de Letras (ASL), José Anderson de Nascimento. Publicado pela Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe (Edise), o livro reúne 40 capítulos, com verbetes bibliográficos dos patronos das cadeiras acadêmicas, dos seus fundadores, dos sócios e dos imortais que compõem a Academia Sergipana de Letras.

Convidados prestigiando José Nascimento

Na oportunidade, estavam presentes: Igor Albuquerque, integrante da Academia Sergipana de Letras, e subsecretário-geral da Mesa Diretora da Alese; a escritora Vera Vilar; a poetisa Ana Conceição, além de convidados e servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. No livro, o leitor também encontra a trajetória da Academia Sergipana de Letras a partir dos anos de 1930, especialmente incentivada pela repercussão da Semana de Arte Moderna de São Paulo e pelo impulso da Academia Brasileira de Letras na construção de sociedades literárias congêneres.

A pesquisa analisa a contribuição dos escritores sergipanos para a difusão da cultura desde o século XIX. Figuram no livro biografias, críticas literárias e textos escolhidos dessas personalidades que representaram e representam Sergipe e o Brasil nas mais diversas atividades da literatura, da ciência e das artes.

“Gostaria de agradecer o convite feito pela diretora da Escola do Legislativo, Telma Pimentel. Esse é um trabalho que já venho executando nos últimos vinte anos, uma pesquisa na Academia Sergipana de Letras, e está em sua segunda edição. Faço uma revisão bibliográfica de todos os autores sergipanos que passaram pela Academia, e dos atuais também, para que haja um conhecimento público da organização da Instituição, e a cultura em todas as formas de manifestação”, afirmou José Nascimento.

Vera Vilar, poetisa

Para a escritora e poetisa Vera Vilar, o projeto aproxima o autor da comunidade. “O objetivo maior do projeto Encontro com o Autor Sergipano é aproximar o autor com a comunidade em geral, para que possa amplamente divulgar os seus livros e trabalhos literários. E a população como um todo ter acesso”, ressaltou.

Sobre o Autor

Nascido em Aracaju, filho de Manoel Nascimento Filho e de Dona Josefa Ferreira Nascimento, José Anderson estudou as primeiras letras no Instituto Nossa Senhora da Salete; cursou primário e o ginasial [fundamental] no Colégio Tobias Barreto, e concluiu o curso clássico [médio] no Colégio Estadual Atheneu Sergipense.

Bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe, e é pós-graduado em Direito Público pela Universidade Tiradentes (Unit). Também é mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), e ocupa a Cadeira Nº 20 da Academia Sergipana de Letras.

Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese