Projeto ‘Encontro com o Autor’ recebe Andreza Santos Cruz Maynard

Shis Vitória/Agência de Notícias Alese

Andreza Santos Cruz Maynard

A Escola do Legislativo João de Seixas Dória (Elese), vinculada à Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), realizou na tarde desta terça-feira (22), uma nova edição do projeto ‘Encontro com o Autor Sergipano’. A roda de conversa aconteceu na biblioteca da escola, sendo norteada pela obra: ‘De Hollywood à Aracaju – A Segunda Guerra Mundial por intermédio do Cinema (1939-1945)’, de autoria da Professora e pós-doutora em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Andreza Santos Cruz Maynard.

“Esse trabalho é fruto de uma pesquisa pautada na Segunda Guerra Mundial em uma perspectiva de entender como o cinema ajudou as pessoas a entender o que estava acontecendo no mundo. E, particularmente, o livro destaca os cinemas aracajuanos e como os filmes Hollywoodianos eram distribuídos para o mundo. A capital sergipana teve uma relação próxima com a guerra e esses filmes permitiram que a população pudesse entender o que estava acontecendo do outro lado do Atlântico e entender quem eram os inimigos que estavam tão próximos do Brasil e Aracaju naquele instante”, destacou.

A autora ao lado de Benneti Nascimento

Na concepção do coordenador de projetos culturais da Elese, Benneti Nascimento, é de fundamental importância que temas históricos sigam protagonizando debates, sobretudo, nas dependências da Escola do Legislativo. “É um tema empolgante, principalmente quando se fala da segunda guerra mundial a gente ter que colocar Aracaju e Sergipe incluídos dentro do contexto do que foi esse grande evento, e que praticamente culminou com a ida do Brasil à guerra. Diante deste cenário, a Professora Andreza Cruz mergulha nesse universo e traz a reflexão que o cinema mostra a respeito do que foi a grande guerra e o que ela representou para os dias atuais. Um encontro como esse permite que o autor traga a sua obra, mostre como ela foi construída, que tipo de elementos ele colheu para poder produzir esse texto, e aí sim, abrir para o debate coletivo”, afirmou.

Histórico profissional

Andreza Santos Cruz Maynard é pós-doutora em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE -2015). Doutora em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Licenciada em História pela Universidade Federal de Sergipe (2005). Professora de História do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. Professora do quadro permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq).

Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese