logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Projeto Encontro com o Autor recebe a escritora Taylane Cruz na biblioteca da Elese

22/7/2022

Por Aldaci de Souza/Agência de Notícias Alese

“Eu vi um vaga-lume. Sou disciplinada na tarefa de ser cúmplice desta vida. Acredito que por trás das coisas há algo que as transpõem. Diariamente exerço o ofício de focar a pele das coisas; saio à cata do que for possível colher no terreno frutífero dos dias. Entre o sol e a lua, a vida acontece e sabendo disso, me apresso em recolher as formigas que passam pelo caminho ingênuas e desconfiadas”. Essa é só uma parte do que o leitor encontra no livro de crônicas “Para a hora do coração na mão”, de autoria da escritora, jornalista e professora Taylane Cruz. Ela participou na tarde desta sexta-feira, 22, do projeto Encontro com o autor, realizado na Biblioteca da Escola do Legislativo.

Taylane Cruz escreveu a obra durante a pandemia

De acordo com a escritora, a obra foi lançada oficialmente em janeiro e escrita durante o primeiro ano da pandemia da covid-19, no isolamento. 

“Apesar de não falar sobre a pandemia, são temas que surgiram pra mim durante o período em que todo mundo ficou isolado e amedrontado sem sabem o que ia acontecer. Esses temas já aparecem nos contos, mas eu digo que na prosa poética, eu posso ser mais direta sobre os temas que eu sempre trabalho nas minhas estórias: os encontros e desencontros humanos, a nossa violência, a nossa maldade e a nossa bondade, pois da mesma forma que o nosso coração é capaz de atrocidades, ele é capaz de muita delicadeza e de muito afeto. Nesse livro, eu pude ser mais direta porque são crônicas, então eu não precisei de personagens e hoje viemos conversar aqui na biblioteca da Elese sobre os temas do livro Para a hora do coração na mão, ressalta.

Participantes acompanharam a leitura do tema vaga-lume

O coordenador da Biblioteca da Escola do Legislativo, o biblioteconomista, Celson Iris da Silva abriu a roda de conversa informando que o projeto Encontro com o autor, tem o propósito de trazer autores sergipanos para apresentar e falar sobre as obras. “Falar sobre as suas fontes de inspiração, o que os motiva a escrever, a escolha da temática e essa é uma forma de aproximar autores e leitores. Hoje estamos conhecendo a obra da escritora Taylane Cruz, dando oportunidade das pessoas participarem justamente dentro da biblioteca, fazendo uma comunhão de autores e leitores. A gente quer mostrar que autores são pessoas como nós, de carne, osso e sentimentos, colocando o coração nessa mesa,  fazendo reflexões e saindo daqui melhor do que chegamos”, observa.

A assessora de Cultura da Escola do Legislativo, Vera Vilar destacou ser uma alegria receber a escritora Taylane Cruz. “Eu a conheci em 2019 e é uma escritora com grande potencial, já ganhou alguns prêmios. é jovem, negra, que vai trilhando um grande caminho, pois ela não só escreve, mas leva o conhecimento para as pessoas que querem trilhar esse caminho, possam aprender através de oficinas. Foi uma honra a escritora ter aceitado o nosso convite e só temos a agradecer a presença e a doação de exemplares de suas obras para a Biblioteca da Elese”, enfatiza.

Evento contou com a participação de estudantes e escritores

A roda de conversa com a autora contou com a participação de poetas e poetizas que trocaram experiências e ao final declamaram versos e poesias.

Sobre a escritora

Natural de Capela, Taylane Cruz é membro da Academia Capelense de Letras e Artes e da Academia de Letras de Aracaju (eleita para a cadeira Nº 14, em decorrência do falecimento da acadêmica e jornalista Ilma Fontes). É autora dos livros: “Aula de Dança e Outros Contos”, “A pele das coisas”, “O sol dos dias” e “Para a hora do coração na mão”, além de diversos contos publicados em antologias e revistas como Época e Palavra. Venceu em 2021, o Prêmio Acadêmica Ilma Fontes de Reconhecimento Cultural, na categoria Literatura. realizado pela Academia de Letras de Aracaju.

Fotos: Joel Luiz

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo