logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Projeto de Lei de Goretti Reis garante obrigatoriedade de proteção e segurança  para profissionais da saúde em tempos de pandemia  

Por Assessoria de Imprensa

Mesmo com isolamento social a deputada Goretti Reis (PSD), continua com ações em defesa da sociedade.  Com esse intuito protocolou, no dia 22 de abril, Projeto de Lei para garantir que medidas de proteção e de segurança para médicos, enfermeiros, técnicos e/ou auxiliar em enfermagem, farmacêuticos, biomédicos, técnicos de laboratório, fisioterapeutas, maqueiros, recepcionista de unidade hospitalar e trabalhadores de serviços funerários e de autópsia que estão na linha de frente no tratamento de pessoas contaminadas com o coronavírus seja cumprida, principalmente nesse período de calamidade pública decretado pelo Governo do Estado.

Vale ressaltar que os equipamentos devem ser fornecidos para uso contínuo, mas, infelizmente, não é assim que tem acontecido. “Em tempos de pandemia a exposição desses profissionais é bem maior. Garantir o cumprimento e a obrigatoriedade dessa proteção é o objetivo de nosso Projeto. Consideramos imprescindível que esses trabalhadores recebam, o que lhes é de direito, todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) compatíveis e suficientes para evitar os riscos de contágio a que estão expostos. Palavras de ordem: proteção e segurança para todos”, pontuou a parlamentar.

“É necessário abraçar essas medidas. As unidades hospitalares, funerárias e IML, através do serviço de segurança e de medicina do trabalho, devem monitorar os trabalhadores e afastá-los imediatamente em caso de sintomas da Covid-19. Outro ponto é destinado aos trabalhadores em serviços funerários que tiverem contato com cadáveres contaminados, devem usar gorro, óculos de proteção ou protetor facial, máscara cirúrgica, avental impermeável e luvas que deverão ser assegurados pelas funerárias. A limitação nos velórios será em grupos máximos de 10 pessoas, a cada três horas. São iniciativas que precisam ser respeitadas e obedecidas com urgência. Não podemos deixar brechas para o aumento do contágio. Todos os profissionais com seus equipamentos e nós contribuindo com o uso da máscaras, lavando incansavelmente as mãos e usando álcool em gel. Assim contribuiremos para a não propagação da Covid-19. Uma das principais medidas para evitar a propagação do vírus, se puder, é ficar em casa. Juntos em prol da saúde de todos”, ressaltou a parlamentar.

Foto: Divulgação Ascom

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo