logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Projeto de Áurea Ribeiro institui a Campanha Setembro Dourado

Instituída por meio do Projeto de Lei nº 407/2023, de autoria da deputada Áurea Ribeiro (Republicanos), aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a Campanha Setembro Dourado é realizada anualmente com a finalidade de conscientizar a população para a detecção, prevenção e diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil; ficando inserida no Calendário Oficial de Eventos do Estado.  

De acordo com a propositura, deverão ser desenvolvidas ações de mobilização, sensibilização, conscientização, detecção, prevenção e diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes, a ser realizada, anualmente, durante o mês de setembro. A terá como símbolo um pequeno laço dourado.

A realização dos eventos poderá ocorrer através de ações em conjunto do Poder Executivo, Poder Legislativo, universidades/faculdades, empresas privadas, entidades, grupos de apoio, associações de bairro, órgãos interessados e pessoas físicas, podendo inclusive as atividades desta semana se darem em espaços públicos e/ou privados do estado que apresentarem disponibilidade para tal”, explica o texto do PL.

 Diagnóstico Precoce

A mobilização alerta para a importância do diagnóstico precoce, pois segundo especialistas, o câncer infantil tem grandes chances de cura quando descoberto no início da doença. Para isso, os sinais precisam ser observados tanto pela família, quanto pelos profissionais de saúde. Entre eles: inchaço na região do abdômen, dores nos ossos, dor de cabeça persistente, alterações oculares a exemplo de pupila branca, perda visual, estrabismos e inchaço ao redor dos olhos; febre, tosse persistente e perda de peso inexplicável; caroços, febre e sinais de infecção.

Em Sergipe, após detectado os sinais, a criança ou adolescentes deve ser imediatamente encaminhada à Unidade de Saúde da Família (USF) Osvaldo Leite, no bairro Santa Maria, que é o  centro de referência pelo Sistema Único de Saúde (SUS), quando serão feitos exames.

Foto: Divulgação Canguru News

 

 

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo