Projeto Conecta: servidores de Tobias Barreto recebem curso sobre Gestão de Documentos

1/7/2022

Por Paulo Renan/Elese

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Tobias Barreto abriu as portas para receber nesta sexta-feira, 1º de julho, o curso de Gestão de Documentos do projeto Conecta Elese, para 18 servidores. A ação é uma parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), através da Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (Elese). Participaram servidores do município e de Boquim.

Celso Iris, Coord da Biblioteca da Escola do Legislativo da Assembleia de Sergipe. Foto: Jadilson Simões.

O curso, ministrado pelo coordenador da Biblioteca Deputado Marcelo Déda, Celson Iris da Silva, apresenta os conceitos básicos de arquivo, as diferenças entre dados de informação, as fases da gestão documental, digitalização de documentos, entre outros. Geralmente esse tipo de curso é estudado na graduação de Arquivologia.

Para Silva, o curso é uma oportunidade de conhecer mais sobre organização e gestão de documentos. “Os documentos produzidos na esfera do Poder legislativo, têm as características de arquivos que podem ser requisitados com um valor de prova ou valor histórico. Por isso, é importante frisar que esses documentos precisam ser bem conservados e armazenados para que a instituição não venha a ter perdas, com uma possível demanda judicial”, explicou o instrutor.

O diretor da Câmara Municipal de Tobias Barreto, Alexandre Vieira, disse que o objetivo é qualificar o cidadão tobiense. “Nossa missão é educar o cidadão tobiense e também sergipano, com cursos de alto nível, e que eles [alunos] tenham uma visão diferente ao entrar no mercado de trabalho com mais formações, para desenvolver o melhor serviço público para toda a população”, afirmou Vieira.

Servidor do Setor de documentos no Legislativo de Tobias Barreto, Plínio Samuel, não perdeu a oportunidade para se qualificar. “Para mim é um divisor de águas, pois adquiri conhecimento para o meu Setor e ainda passo para toda a equipe que trabalho as informações do curso”, disse Samuel.

Foto da Capa: Paulo Renan