Projeto 'Arte na Escola', de Socorro, é elogiado por Sílvia Fontes

A arte a serviço da educação. Foi com essa visão que a deputada estadual Sílvia Fontes (PDT) destacou a realização de uma apresentação do programa ‘Arte na Escola’, projeto mantido pela Secretaria de Educação do Município de Nossa Senhora do Socorro. A parlamentar disse que falar sobre o assunto, na tribuna da Assembleia Legislativa, a enchia de orgulho. “Hoje tem um sabor especial. O programa tem dez anos, há seis anos tomou outro corpo, outra proporção. São mais de quinhentos alunos da rede municipal beneficiados”, explicou.

Sílvia Fontes disse que o programa virou lei municipal e passou a ser obrigatório. Segundo ela, as novas gestões não podem mais abrir mão do projeto. A deputada lembrou que os alunos que fazem parte do programa precisam estar com boas notas ou não são aceitos. “Todos os anos esses estudantes se apresentam no maior palco de Sergipe, o Teatro Tobias Barreto (TTB), para mostrar sua arte, seu talento, mostrar do que são capazes”, observou. Sílvia afirmou que o ‘Arte na Escola’ é reflexo da política social do município, que consegue transformar a realidade de centenas de crianças e jovens. “A capacidade de fazer não tem vínculo com o que a pessoa tem no bolso”, saleintou.
Segundo a deputada, vários ex-alunos que participaram do programa estão integrando academias de música/dança de Sergipe e de outras partes do país. Sílvia Fontes lembrou o caso de um ex-aluno do ‘Arte na Escola’ que faz dança no campi da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e outro que está indo para o Rio de Janeiro. Citou ainda o exemplo de um ex-aluno que está indo para Nova York. “Por isso basta ter vontade para executar. Temos a participação de cadeirantes, como Laís Vitória, que está há quatro anos no programa”, ressaltou a parlamentar, que lamentou a falta de cobertura da imprensa na apresentação no TTB.
A deputada estadual Ana Lúcia (PT) disse que o programa mostrado pela colega tem a virtude de potencializar e mudar a realiade da escola pública. Para ela, quando se mostra coisas positivas da rede pública, todos se apaixonam por causas como o ‘Arte na Escola’. “O programa une o ballet clássico com a música popular, esse trabalho potencializa a aprendizagem. É isso que precisamos nas escolas”, comentou a parlamentar.

dep-silvia-fontes-fotojadilson-simoes-220916-3

Texto Dilson Ramos