logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Programa Mão Amiga Laranja aprovado por unanimidade na Alese abre novas inscrições

O Programa Mão Amiga Laranja, cujo projeto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), terá inscrições abertas nesta quarta-feira, 2 de agosto. Na manhã desta segunda-feira, 1º, a diretora de Inclusão Produtiva da Seidh, Heleonora Cerqueira, falou sobre os benefícios durante entrevista à TV Alese. Já foram pagos desde 2009, 35 mil benefícios.

A diretora de de Inclusão Produtiva da Seidh destacou aprovação de projeto na Alese

A diretora de de Inclusão Produtiva da Seidh destacou aprovação de projeto na Alese

Ela explicou que fazem parte do Mão Amiga Laranja, os trabalhadores dos 14 municípios de Estância, Indiaroba, Itaporanga D’Ajuda, Boquim, Arauá, Pedrinhas, Cristinápolis, Tomar do Geru, Santa Luzia do Itanhi, Riachão, Lagarto, Umbaúba, Salgado e Itabaianinha, fortes no setor da citricultura.

“As inscrições vão até o dia 31 de agosto e é importante que os trabalhadores se dirijam à sede da Emdagro do seu município ou ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais munidos de duas cópias da Carteira de Identidade e do CPF e do comprovante de inscrição no Cadastro Único. Os critérios para que acessem ao Mão Amiga é ser catador de laranja e estar no Cadastro Único”, explica.

Heleonora Cerqueira lembrou que o Programa Mão Amiga Laranja foi criado em 2009.

“Já havia uma reivindicação muito grande principalmente na região da citricultura no Estado, de que houvesse algum tipo de socorro a esse trabalhador, que no período de entressafra (novembro, dezembro, janeiro e fevereiro) fica desempregado e somente os programas federais como o Bolsa Família não conseguem solucionar essas demandas. Foi quando o governador Marcelo Deda criou a lei, aprovada por essa Casa por  unanimidade, numa sensibilidade do Parlamento à época”, enfatiza.

Benefícios

A diretora da Seidh disse ainda que na área da citricultura, já foram pagos mais de 35 mil benefícios. “Isso num aporte de recursos na casa de 106 milhões somente na citricultura e quando somamos com a cana, temos mais 61 mil benefícios pagos pelo Governo do Estado”, complementa.

O Programa Mão Amiga paga um benefício de R$ 760, dividido em quatro parcelas de R$ 190, aos trabalhadores da colheita da laranja e do corte da cana, para minimizar os efeitos do desemprego ocasionado pelos períodos de entressafra dos cultivos. Ao todo, considerando as duas vertentes do programa, cerca de 10 mil trabalhadores rurais sergipanos são anualmente beneficiados desde 2009, em 34 municípios sergipanos.

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: Jadilson Simões/Alese

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo