Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Foi aprovado por 12 votos favoráveis, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o veto governamental nº 5/2019, ao projeto de autoria do deputado Zezinho Guimarães (MDB), que dispõe sobre a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas de ensino fundamental, da rede estadual.
A votação foi secreta. Oito deputados votaram pela derrubada do veto em que o Governo do Estado, argumenta o aumento de despesas com a contratação dos profissionais para as escolas da rede estadual de ensino. Antes da votação, Iran Barbosa (PT), Georgeo Passos (CIDADANIA) e Dr. Samuel Carvalho (CIDADANIA), anunciaram que votariam favorável ao projeto de Zezinho Guimarães.
O deputado Francisco Gualberto (PT) também defendeu o projeto do colega, mas anunciou que votaria pela manutenção do veto governamental porque “o governo não tem condições financeiras de arcar com a contratação de psicólogos e assistentes sociais, no momento atual”.
O presidente Luciano Bispo (MDB), se disponibilizou a conversar com o governador para buscar alternativas visando beneficiar os estudantes que precisam dos serviços desses profissionais. E o autor do PL, Zezinho Guimarães voltou a alegar que o projeto não visa onerar as finanças do estado.
“Nos deparamos com um veto que acredito, extremamente infeliz porque o argumento usado ao meu ver, não se sustenta no texto do nosso projeto, que foi aprovado nesta Casa por unanimidade, porque todos nós sabemos da necessidade desses profissionais. O argumento de que eu estou induzindo a contratação de profissionais para cada escola, não é verdade. Não tiveram o cuidado de ler o projeto”, lamenta.
Foto: Jadilson Simões