logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Professores e educadores sociais participam do 2° dia da capacitação ‘Constituição Em Miúdos’

Júnior Matos/Agência Alese de Notícias 

 

Aconteceu na manhã desta terça-feira (30) o segundo dia de capacitação da coletânea ‘Constituição Em Miúdos’. A ação promovida pela Escola Do Legislativo (Elese) deputado João Seixas Dória foi voltada para professores e educadores sociais e teve como objetivo estimular a aplicação da coleção em Miúdos nas escolas .

A ‘Constituição em Miúdos’ é de autoria da escritora Madu Macedo que atua na Escola do Legislativo de Pouso Alegre (MG). A publicação é fruto de uma parceria do Senado Federal com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL )e tem como  objetivo é a introdução da Educação Cidadã através da Constituição Federal adaptada  com linguagem acessível para os estudantes do ensino fundamental.

Para a diretora da Elese, Izabella Mazza, os professores e educadores socias são fundamentais para aplicação da Constituição em Miúdos nas escolas. “Por isso, este segundo momento da capacitação é voltados apenas para professores e educadores para a gente ensinar a como aplicar todo o conteúdo em sala de aula, escolas, comunidades nos municípios que atuam’’, destacou.

O segundo momento da capacitação tem como meta visualizar o  cotidiano das escolas sergipanas. “ Com o conhecimento sobre a realidade das instituições de ensino aqui no estado, podemos  desenvolver projetos pedagógicos voltados para o ensino da Constituição Federal e assim utilizar a `Coleção em Miúdos’  assim como outras leis: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Código de Defesa do Consumidor e Lei Maria da Penha ”, falou a escritora Madu Macedo.

Participantes

Para o educador social e coordenador do Centro de Direitos Humanos LGBTQIA+ , Elenilton Dantas, a capacitação é um momento de aprendizado sobre como a aprender a lidar com  as informações da Constituição Fderal  e como passá-las aos alunos. “A capacitação da `Constituição em Miúdos` nos ajuda a proceder com o movimento de informação e contribui para que nossos alunos a conheçam mais sobre os seus direitos’’ disse.

A professora Abigail Sousa afirma que a  `Constiuição em Miúdos` ajuda na reflexão de crianças e adolescentes. ‘’ Os livros contemplam diversas leis, entre elas a Maria da Penha. Ajudar na identificação de casos de violência e proporcionar o conhecimento sobre as leis para as crianças é o primeiro passo para tirá-las da vulnerabilidade social’’, salientou.

 

`Constituição em Miúdos`

A coletânea do livros tem como objetivo proporcionar às crianças e aos  adolescentes contando com os temas abordados na Constituição Federal, de forma acessível e com linguagem adpatada para eles.

Na publicação, que tem como  tema central a  Constituição Federal é possível encontrar  um romance protagonizado por adolescentes no qual a história ocorre em torno do personagem Henrique, que chega a um lugar desconhecido e encontra dois jovens que vão esclarecendo as suas dúvidas sobre a educação, saúde e sistema tributário da região. Nesse diálogo, os três personagens conhecem e debatem sobre o sistema brasileiro.

Foto: Joel Luiz/Alese 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo