Professores da UFS e da UNIT recebem na Alese Títulos de Cidadania Sergipana

Deputada durante a saudação aos homenageados

Por meio de proposituras de autoria da deputada Ana Lula (PT), receberam na tarde desta segunda-feira, 23 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, Títulos de Cidadãos Sergipanos, os professores-doutores Cristyano Ayres Machado, natural do Mato Grosso e Cristina Bielink Ramalho, nascida no Rio de Janeiro.

De acordo com a deputada, a homenagem foi feita a uma professora da Universidade, do Campus de Itabaiana. “Ela é formada em Português e Inglês, mas toda a área dela dedicada à literatura. É escritora, poetisa, contista e uma grande professora dessa área. Ela estava morando em São Paulo quando foi aprovada em concurso e veio embora para morar aqui no nosso querido Sergipe”, destaca.

Momento da entrega do Título de Cidadã à professora Cristina Bielink

“E o professor Crystiano é do Mato Grosso, veio como professor, trabalhou num primeiro momento em curso de pré-vestibular popular na Piabeta e em Riachuelo. É um grande pesquisador, é biólogo e pesquisa na área de Educação Ambiental. Na tese de doutorado, tem contribuído na área do estuário da Bacia do Rio Japaratuba. É professor do Colégio Nilson Socorro há muitos anos e da Unit em Educação à Distância, sendo também um grande pesquisador”, complementa Ana Lula.

Professor Cristyano Ayres recebendo o Título

Segundo o professor Cristyano Ayres Machado, Sergipe é uma terra de oportunidades. “Eu fico honrado de ser abençoado por Deus em ter oportunidades aqui. Quando cheguei, as portas se abriram para mim, então desta forma eu retribuo com meu trabalho em prol da sociedade sergipana, principalmente na formação e na capacitação de professores. Agradeço à deputada Ana Lúcia pela autoria da propositura e aos demais parlametares pela aprovação”, ressalta.

“Eu devo até perguntar, será que sou merecedora? Mas na verdade, eu atribuo ao meu envolvimento com a Educação, com a Cultura e ao meu envolvimento com o Estado de Sergipe. No dia 4 de agosto de 2016, eu ganhei o Título de Cidadã Aracajuana, por meio de propositura da então vereadora Lucimara Passos (PCdoB), que me entregou a chave de uma casa própria chamada Aracaju e agora estou me sentindo 100% sergipana, com o recebimento de mais uma chave de casa própria, chamada Estado de Sergipe”, afirma a profesora Cristina lembrando as inúmeras casas construídas com a argamassa da força de existir, mesmo em uma sociedade perversa, injusta e violenta.

Curriculos

Discurso carregado de muita emoção e poesia

Cristyano Ayres Machado é natural de Guiratinga no Mato Grosso, tendo chegado a Sergipe em 2003 a convite de uma tia e acabou ficando para morar. Atualmente ele é professor da Rede Pública Estadual de Sergipe no Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, em Nossa Senhora do Socorro.

É professor da Universidade Tiradentes, possui doutorado em andamento em Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade Federal de Sergipe e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente também pela UFS.

Christina Bielink Ramalho é carioca, poeta, contista e crítica literária, com 30 livros publicados (oito deles após sua chegada a Sergipe).

Homenageado durante discurso de agradecimento

É professora universitária de Teoria Literária e Literatura Brasileira, chegou a Sergipe em fevereiro de 2012, para tomar posse da vaga de professora adjunta de literaturas de Língua Portuguesa e Estágio supervisionado de língua português conquistao em concurso público pelo curso de letras da Universidade Federal de Sergipe, Campus Itabaiana.

Mesa

Na mesa, a desembargadora do TRT, Maria das Graças Melo, representando a Academia Sergipana de Letras, o juiz José Antônio Novais, a professora-doutora, Cleide Regina, coordenadora de Pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe.

Composição da Mesa

No plenário, familiares e amigos dos homenageados, além dos deputados Garibalde Mendonça (MDB) e Maria Mendonça (PSDB).

O deputado Luciano Bispo parabenizou os homenageados lembrando que as pessoas que recebem a homenagem, são aquelas que contribuem para o crescimento do Estado de Sergipe.

Por Agência de Notícias Alese
Fotos: César de Oliveira