Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese
“Para atingir uma meta é preciso fazer três coisas: olhar para cima, agradecer a Deus e ao universo por nos dar força de chegar a esse momento; olhar para baixo e ver se não pisamos ninguém porque só seremos profissionais éticos e respeitados se atingirmos o nosso objetivo sem passar por cima de nenhum colega; mas principalmente olhar para os lados e ver quantos colegas nos acompanham nesse momento, porque chegar sozinho não tem graça”. A afirmação foi feita pelo Professor Doutor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Marzo Edir da Silva Grigoletto, durante Sessão Especial realizada na tarde desta segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (ALESE), para a entrega do Título de Cidadão Sergipano. A autoria é do deputado Neto Batalha (PP).
Natural da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o homenageado possui Graduação em Educação Física pela Federal de Santa Maria, Mestrado em Metodologia de la Investigación em Ciências de la Salud e Doutorado em Ciências Aplicadas a la Actividade Física y el Deporte na Universidade de Córdoba, na Espanha e Pós-Doutorado no Hospital Universitário Reina Sofia, também na Espanha.
De acordo com o deputado Neto Batalha, o momento é de muita alegria em poder proporcionar a homenagem ao professor doutor da UFS. “Ele faz um belíssimo trabalho na área de Educação Física, fazendo com que mais de 100 idosas façam atividade física. O professor Marzo é do Rio Grande do Sul, morou muito tempo na Espanha e está há nove anos no estado de Sergipe contribuindo principalmente com a terceira idade”, enfatiza o parlamentar.
O novo cidadão sergipano contou que morou no exterior por muitos anos e ao regressar para o Brasil, se apaixonou por Sergipe e pelo acolhimento do povo.
“Hoje em dia ter mais de 30 mestres e doutores formados aqui no estado, me enche de orgulho. Cada vez que eu ia numa banca de concurso público, numa banca de tese doutoral ou pelas várias palestras que ministra pelo mundo, sempre falam que sou o professor Marzo Grigoletto de Sergipe e agora a sensação é muito gratificante em dizer que agora sou sergipano de fato e isso me enche de orgulho. Sem dúvidas, esse Título de Cidadão Sergipano é um reconhecimento da Assembleia Legislativa de Sergipe e eu sou muito grato ao deputado Neto Batalha e a todos os demais parlamentares que estão me outorgando com esse título”, destaca agradecendo também aos familiares, aos alunos dos projetos a exemplo da UFS Mais Viver e aos amigos.
“Que Deus, o universo, os orixás, a força maior, o grande criador ou qualquer forma de manifestação do bem e da espiritualidade de cada um aqui presente continue a nos abençoar. Muito obrigado”, acrescenta.
Segundo o reitor da UFS, Valter Joviniano, a universidade se destaca pelas ações de quem a compõe. “Esse Título, ele marca o reconhecimento do professor Marzo, por todo o esforço e dedicação em levar o desporto para a sociedade; transformar a vida das pessoas que precisavam e não tinham a perspectiva de se movimentar e através de projetos desenvolvidos pelo professor Marzo, hoje voltam à vida ativa tendo qualidade de vida, levando à qualidade de ensino e ao diferencial”, observa.
A Mesa Diretora foi composta na Sessão Especial pelo autor da propositura, o deputado Neto Batalha, a deputada Carminha Paiva (Republicanos), o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Joviniano de Santana Filho, o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Gilson Dória, o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia, Jader Neto e o secretário de Estado da Saúde, Valter Pinheiro, representando o governador Fábio Mitidieri.
Homenageado
O professor Marzo Edir da Silva atuou como Pesquisador contratado do “Centro Andaluz de Medicina del Deporte”, e Professor com Dedicação Exclusiva na “Universidad de Sevilla” . Atualmente, é Professor com Dedicação Exclusiva da Universidade Federal de Sergipe, lotado no Departamento de Educação Física, além de exercer a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Durante quatro anos coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFS, único programa de mestrado em tal área de conhecimento nos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas. Sendo o principal responsável pela formação docente de professores universitários da área nestes três estados.
Na UFS, além da atuação impar no programa de Pós-Graduação em Educação Física, o estimado professor é parte importante em mais dois programas de pós-graduação: é professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológica e do Programa de Pós-Graduação em Saúde.
Por meio da presidência da Associação Cientifica Scientific Sport, parceira do CREF20, promoveu, gratuitamente, anualmente cursos de formação para mais de 1200 profissional do nosso estado.
Com renome internacional, promove a internacionalização das nossas instituições de ensino, atuando com parceiros da Espanha e Canadá. Essa parceria premia sergipanos que, desde a graduação, passando pelo grupo de estudos, chegam em doutorados e mestrados em outros países.
Desde sua chegada a Aracaju em 2013, revolucionou a forma de trabalho de academias e estúdios, trazendo ciência e um olhar voltado para a melhora da saúde. Recentemente esse fenômeno aconteceu novamente no âmbitos dos boxes de CrossFit e CrossTraining influenciado pelo seu livro CrossTraining: Treinamento Funcional de Alta Intensidade.
Fotos: Jadilson Simões/Alese