logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Procuradoria da Mulher realiza ações de combate ao câncer de mama

Por Aldaci de Souza

A Procuradoria Especial da Mulher (Promualese) em parceria com a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Assembleia Legislativa de Sergipe, está desenvolvendo desde a última quarta-feira, 6, uma programação voltada para a campanha Outubro Rosa. Com o slogan: “Cuide do seu corpo. Sua atitude é o que previne”, as ações visam conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos da doença. Em Sergipe, a estimativa é de que a cada 100.000 mulheres, na região de Aracaju poderá haver cerca de 57 casos novos da doença. Também há maior incidência nos municípios de Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro e Propriá.

Goretti Reis: “Atitude previne a doença”

A procuradora da Mulher na Alese, deputada Goretti Reis (PSD), lembrou que dos tipos de câncer, o de mama é a primeira causa de morte em mulheres no país, sendo a mais frequente em quase todas as regiões brasileiras. “Por isso é importante realizar o exame preventivo para um diagnóstico precoce com o objetivo de vencer a doença. Devemos cuidar do nosso corpo nos conscientizando que a atitude de cada um, previne e combate a doença”, ressalta Goretti Reis. 

Na programação, uma exposição fotográfica  (digital), mostrando o trabalho do fotógrafo Bruno César, que retrata mulheres com câncer de mama; o encaminhamento das servidoras e funcionárias da Alese ao Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) para realização de exame preventivo de mamografia; a realização do Fórum Online com o tema”Estratégias da detecção e diagnóstico precoce do câncer de mama e da sífilis: o que precisamos saber?” (no próximo dia 14, das 18h às 20h), com transmissão pela TV Alese (canal 5.2, SKY e Vivo, canal 348.2, IT TV canal 16 e no canal do Youtube da TV Alese). 

As pessoas interessadas nos exames de mamografia realizados no CAISM devem trabalhar na Assembleia Legislativa de Sergipe (mesmo prestando serviços terceirizados), ter no mínimo, 40 anos de idade e ter feito o exame há mais de um ano.

Rozemeire Santos, coordenadora da Promualese entrega kit à deputada Gracinha Garcez

A marcação das mamografias acontece até o dia 18 de outubro, das 8h às 12h, na Diretoria de Atenção à Saúde – Anexo II: Rua Maruim, 47 – Centro, mediante apresentação de RG, CPF e Cartão do SUS. Caso prefiram, podem enviar a documentação com o nome completo e o setor que trabalha, para o e-mail: sesoalese@gmail.com, Qualquer dúvida,  falar com Amanda no Ramal 6824 ou com Rose no número (79) 9 9976 – 1527.

Lenços

Os eventos prosseguem com a campanha Doe Lenços,  com a disponibilização de caixas no plenário da Alese; nos shopping-centers Jardins e Riomar; no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, no Ministério Público Estadual e nas igrejas Quadrangular e Verbo da Vida. 

De acordo com informações da Promualese, os lenços arrecadados durante a Campanha Outubro Rosa, serão doados às instituições que atuam no apoio à mulheres com câncer: Legião Feminina de Combate ao Câncer, Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), Associação de Apoio ao Adulto com Câncer no Estado de Sergipe (AAACASE), Grupo Mulheres de Peito,  Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) e Grupo de Apoio a Pacientes Oncológicos Resiliência Sergipe.

Deputada coloca laços na porta dos gabinetes

Ainda na programação: a iluminação do prédio da Assembleia Legislativa de Sergipe na cor rosa, a distribuição de kits com broches em forma de lacinhos e informação sobre as ações; colocação de laços rosas simbolizando a campanha na porta dos gabinetes e entrega de botões de rosa às mulheres em tratamento ao câncer de mama e que são beneficiadas pelas instituições que receberão os lenços.

Fotos: Divulgação Promualese

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo