Procuradoria da Mulher participa de ação sobre Dia Internacional da Mulher Negra e Latino-Americana

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

A Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa de Sergipe (Promualese), esteve representada nesta terça-feira (25), no ‘I Seminário Beatriz Nascimento’ em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra e Latino-Americana.

“O seminário carregou o nome Beatriz Nascimento que foi uma historiadora, professora, roteirista, poeta e ativista pelos direitos humanos de negros e mulheres brasileiras; um momento de reflexão, empoderamento e celebração da nossa cultura e história”, destacou a assessora técnica da Promualese, Amanda Oliveira ao participar da jornada de resistência e luta.

Seminário também contou com a participação do deputado Manuel Marcos e da secretária Danielle Garcia

O evento aconteceu no auditório da Escola do Governo da Secretaria de Estado da Administração (SEAD), em Aracaju, com a realização de palestras com a procuradora autárquica aposentada, Gilda Diniz, que falou sobre o tema “Racismo Estrutural e as Implicações no Contexto Jurídico; da Yalorixá Josue Mara Ferreira Santos, que discorreu sobre o Racismo Religioso nos Espaços Institucionais e palestra da gerente de Igualdade Racial da Prefeitura de Aracaju, Thaty Meneses, sobre Letramento racial, invisibilidade negra e (des) construção do imaginário racista. Elas enfatizaram as lutas que enfrentam por serem negras numa sociedade ainda cheia de preconceitos.

Promovido pelo Observatório da Mulher ‘Beatriz Nascimento’ em parceria com a Diretoria de Proteção e Combate à Violência contra as Mulheres, o seminário contou com a participação do deputado Dr. Manuel Marcos (PSD) e da secretária especial de Políticas para as Mulheres, delegada Danielle Garcia.

Reconhecimento

Comemorada no dia 25 de julho, a data remonta ao ano de 1992 quando, em Santo Domingo, República Dominicana, foi realizado o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, com a proposta de denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas, mas também ao redor do globo. A reunião levou a ONU a reconhecer o 25 de julho como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Fotos: Promualese/Instagram Danielle Garcia