Procuradoria da Mulher da Alese realiza Roda de Conversa sobre empoderamento

Por Aldaci de Souza

O empoderamento feminino, cada vez mais presente nos dias atuais  e o autoconhecimento, fundamental no controle das emoções, foram temas de uma Roda de Conversa realizada pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe na manhã desta quinta-feira, 28, na Escola do Legislativo João de Seixas Dória. O evento faz parte das comemorações ao Dia Nacional da Mulher, comemorado no próximo sábado, 30.  Na programação, um coffe-break, palestras com a psicoterapeuta Bia Munaretto, a empresária Lilian Teles e a terapeuta holística Alana Aynore, além da apresentação da bailarina Anna Kadosh.

Goretti Reis: “Capacidade para galgar qualquer espaço”

A procuradora da Mulher na Alese, deputada Goretti Reis (PSD) ressaltou a necessidade de trabalhar não apenas a questão da violência contra a mulher, mas todas as vertentes do universo feminino.

“Falar sobre o empoderamento da mulher é importante para mostrar que ela tem potencial e capacidade para galgar qualquer espaço que queira dentro do contexto de viver em sociedade. É importante trazer essas temáticas  com a proximidade do Dia Nacional da Mulher em referência a uma das mulheres que fizeram história, a enfermeira mineira Jerônima Mesquita, que liderou o movimento feminista no país colaborou na criação do Conselho Nacional das Mulheres, passando a ser uma referência de luta e conquistas”, observa.

Segundo a coordenadora da PromuAlese, a advogada Patrícia Erlichman, destacou o Dia Nacional da Mulher, comemorado em 30 de abril.

Patrícia Erlichman, coordenadora da Procuradoria da Mulher da Alese

“Essa data geralmente é esquecida porque as pessoas se apegam muito ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Nesse evento nós tivemos o cuidado de não focar muito na violência contra a mulher, mas ela precisa se conhecer e hoje estamos debatendo o autoconhecimento, o empoderamento feminino porque quando a mulher se conhece, ela cresce, ela sabe os seus direitos, onde se colocar e onde procurar ajuda e consegue sair do ciclo vicioso. O mental da mulher também é muito importante e a nossa procuradora Goretti Reis sempre está em busca de melhorias de atendimento tanto jurídico quanto psicológica, importantes para a saúde das mulheres”, complementa.

Psicoterapia

A psicoterapeuta Bia Munaretto ressaltou a importância do autoconhecimento para o empoderamento feminino, de conhecer os próprios valores e ideais.

Bia Munaretto destacou o autoconhecimento

“Conhecer o que realmente quer, quais são os desejos da alma porque nós mulheres fomos ensinadas que para sermos boas o suficiente, precisamos estar sempre agradado a todos e quando a gente agrada a todos, se desagrada e ai começa a entrar num processo de não ser leal ao que a gente sente e quer verdadeiramente. O autoconhecimento promove esse contato com a nossa consciência para que melhore a nossa relação com nós, com o outro e com o mundo. Tudo muda quando você cuida de você e se prioriza”, enfatiza.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (SEIT), Érika Leite Santana, enfatizou que a responsabilidade da luta que as mulheres carregam dentro das trajetórias de trabalho e de vida só aumenta quando se tem a consciência de quantas não puderam se fazer presentes ao evento.

Érika Leite falou sobre a diversidade

“Essa ação hoje que marca o Dia Nacional da Mulher, só reforça que nós mulheres, dentro de um país tão grande, continental, somos tão diversas. Nosso estado é pequeno, mas tão rico de mulheres que nos seus municípios trazem consigo no seu bojo, a luta e o nosso papel dentro do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher é compreender essa diversidade e as dificuldades que são postas, para assessorar, sensibilizar e propor políticas públicas para as mulheres quilombolas, indígenas, trans e cis de diversas idades, fortalecendo e construindo uma rede que deve ser tecida cotidianamente e quando é rasgada é preciso estarmos dispostas a reconstruir juntas para tecer novamente em favor dessa luta”, entende.

A vice-prefeita de Aracaju, Katarina Feitoza observou a importância de compreender a questão da sororidade. “É quando a gente vive a dor da outra porque a dor de uma mulher é a minha também; o que ela passa, eu poderei passar; encontrar o nosso lugar nesse mundo se conscientizando que a mulher é forte, é capaz e pode estar aonde ela quiser estar, sem precisar se comparar a ninguém. Somos únicas e precisamos encontrar o nosso espaço no mundo e ensinar às nossas filhas, que podem ter sucesso sendo mulheres”, entende.

A presidente da Câmara de Vereadores de Pacatuba, Leilane Quitério falou da felicidade em participar da roda de conversa promovida pela Procuradoria da Mulher da Alese. “Esse evento vai incentivar as Câmaras de Vereadores e as prefeituras.

Brindes sorteados entre as participantes

Pacatuba foi o primeiro município sergipano a instalar a Procuradoria da Mulher e eu quero agradecer à deputada Goretti Reis e toda a equipe da PromuAlese por incentivarem. Já tivemos várias ações e vamos realizar no período de 17 a 22 de maio, a Semana Municipal de Combate e Conscientização ao Feminicídio”, informa Leilane.

O evento contou com sorteio de orquídea e brindes entre as participantes.

Fotos: Jadilson Simões