A Assembleia Legislativa de Sergipe irá homenagear um militante histórico do movimento negro de Sergipe, Severo D’acelino, concedendo-lhe a primeira Comenda Senador Abdias Nascimento. A solenidade acontece no próximo dia 22, terça-feira, às 11h, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe. A Comenda Senador Abdias Nascimento foi oficialmente criada em novembro do ano passado por meio da Resolução 01/2015, de autoria da deputada estadual Ana Lúcia.

A outorga é uma honraria do Poder Legislativo Estadual cujo objetivo é homenagear pessoas que se dedicaram à luta contra o preconceito racial em Sergipe, como forma de prestar reconhecimento e incentivar a defesa dos direitos da população negra no Estado e a promoção da cultura afro-brasileira”, explica a deputada estadual Ana Lúcia.

Além de proeminente militante do movimento negro e ativista dos direitos civis, Severo é fundador do Movimento Negro contemporâneo de Sergipe, Bahia e Alagoas. Artista engajado, D’acelino utilizou, ao londo das últimas décadas, as mais diversas linguagens artísticas para promover a cultura afro-brasileira e ajudar a romper os paradigmas do preconceito racial. É Poeta, Dramaturgo, Ator, Compositor, Contista, Pesquisador Conferencista, Coreógrafo, além de ser fundador e Coordenador Geral da Casa de Cultura Afro Sergipana.

Patrono Abdias Nascimento

Abdias Nascimento foi escolhido para ser o patrono da Comenda, pela sua trajetória de luta em defesa da população negra. Abdias foi um grande artista engajado, militante social de vanguarda, intelectual renomado internacionalmente, pan-africanista, militante trabalhista, político e parlamentar.

Abdias Nascimento viveu, acompanhou e ajudou a construir quase um século de lutas ao longo da história moderna do Brasil. Ele resistiu e enfrentou duas ditaduras, participou de momentos de construção e reconstrução da nossa democracia, sempre defendendo a justiça, os direitos humanos e a igualdade racial” explicou a autora da resolução.

Por Assessoria Parlamentar