Presidente Luciano Bispo destina emendas a entidades culturais

24/5/2022

Por Ethiene Fonseca/Agência de Notícias Alese

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo, assinou o Termo de Emendas Impositivas destinando recursos a duas entidades que desenvolvem trabalhos voltados à cultura: a Associação Filarmônica Nossa Senhora da Conceição e a Liga das Quadrilhas Juninas de Aracaju e Sergipe. A assinatura foi na manhã desta terça-feira (24) na Secretaria de Estado da Cultura.

“A Filarmônica Nossa Senhora da Conceição é a mais antiga da história do Brasil. Nos meus 40 anos de vida pública sempre a Filarmônica teve o meu apoio. Tanto que, enquanto prefeito de Itabaiana, construí uma sede nova para a Filarmônica, que até hoje eles conservam. Eu quero aqui parabenizar o maestro Valtênio Souza pela dedicação e amor que ele tem a essa Filarmônica”, ponderou o presidente Luciano Bispo.

Presidente Luciano Bispo assina Termo destinando recursos a entidades culturais

Ele também falou sobre a importância do trabalho que a Liga das Quadrilhas Juninas desempenha para manter vivas as tradições sergipanas. O parlamentar espera que os recursos provenientes das emendas possam contribuir com as atividades desenvolvidas pelos quadrilheiros.

“As quadrilhas sergipanas têm um valor não só em Sergipe, mas no Brasil, já que elas concorrem a vários concursos nacionais e sempre estão nas cabeças. São pessoas que levam a sério a questão da cultura e do quadrilheiro sergipano. Nós demos essa ajuda e espero que essa ajuda possa estar ao alcance deles todos. Quero parabenizar todos que fazem as quadrilhas sergipanas”, complementou o parlamentar.

O presidente da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, Luan Lima de Almeida, comemorou a chegada dos recursos, que serão utilizados no desenvolvimento dos projetos realizados pela entidade. Luan lembra que a Associação Nossa Senhora da Conceição atua desde 1.745 junto às crianças e adolescentes do município de Itabaiana, sendo considerada a instituição musical mais antiga do país.

“Sem dúvida alguma essa emenda vem em uma hora muito oportuna. É um momento de muita dificuldade na captação de recursos. Como é uma instituição que não cobra nada de seus alunos, ela precisa dessas fontes de recursos para manter suas atividades, sejam elas para pagar estrutura, os professores ou até a própria manutenção da instituição em si. Então com certeza veio numa hora muito oportuna”, relatou Luan.

O presidente da Filarmônica ressalta que um dos principais objetivos da instituição é combater o trabalho infantil através da arte e promover a cultura junto às crianças e adolescentes de Itabaiana e região. “Lá nós atendemos crianças carentes da região, não só de Itabaiana, mas de toda a região próxima. Com essa atividade, a gente tenta combater o trabalho infantil e estimular a disseminação da arte também, quem sabe até formar pessoas que venham a ser profissionais da música e com isso criar uma fonte de renda para elas”, completou Luan.

Cultura

Quem também comemorou a chegada dos recursos foi o presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de Aracaju e Sergipe, Sérgio Luiz Santos Pereira. Ele mencionou que, por conta da Pandemia da Covid-19, a instituição ficou com as atividades interrompidas durante dois anos. Nesse sentido, os recursos vão contribuir com a retomada dos projetos.

O presidente Luciano Bispo, o Maestro Valtênio Souza (centro) e o presidente da Filarmônica, Luan Almeida

“Graças a Deus mais um recurso para a Liga. A gente precisa agradecer ao deputado pelo empenho e dizer que, após um período de dois anos de paralisação, as emendas são vitórias que o movimento junino sergipano acaba de conquistar. Esse é o trabalho: saber que o Poder Público está ao lado do movimento junino e em especial da cultura sergipana. A palavra-chave é gratidão realmente”, comentou Sérgio.

A presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Conceição Vieira, agradeceu o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe e aos deputados de um modo geral por destinarem recursos através de emendas à cultura e à arte.

“Eu quero agradecer a cada deputado que através das suas emendas têm contribuído, têm dado destaque para as quadrilhas. No dia de hoje, o presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo, que todos os anos lembra de prestigiar as entidades sociais, culturais e filantrópicas. O Governo de Sergipe, através da Funcap, está fazendo a liberação desses recursos. Essa parceria é importante: sociedade civil, Poder Legislativo e Poder Executivo”, finaliza.

Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese