Representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) e da Associação dos Pesquisadores se reuniram na manhã desta quinta-feira, 6 com o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (PMDB). O encontro teve por finalidade, discutir os impactos das pesquisas realizadas em Sergipe e convidar a Alese para participar da reunião do Conselho Nacional de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Confap), que será realizada nos dias 18 e 19 de maio em Aracaju.
Na ocasião, o presidente da Fapitec, José Heriberto Pinheiro Vieira, falou sobre a importância de o Estado de Sergipe sediar o evento e da participação da Assembleia Legislativa. “Viemos aqui com representantes da Associação Dos Pesquisadores, fazer um convite ao presidente da Assembleia porque é um organismo muito importante para a sociedade sergipana pois é o Poder Legislativo que aflora os segmentos, decisões e legislações para a sociedade. Queremos que ele faça parte da reunião do Conselho Nacional de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Confap) dias 18 e 19 de maio. Pela primeira vez em Sergipe nós estaremos sediando esse importante evento e isso é fruto da credibilidade da Fapitec”, acredita.
Heriberto Vieira destacou que atualmente não se pode sobreviver socialmente e economicamente sem a pesquisa.
“A pesquisa é uma sistemática que trabalha no anonimato, só aparece quando os resultados aparecem. O impacto dos resultados da pesquisa é muito forte nas políticas sociais. Hoje esse encontro com o presidente da Assembleia é para mostrar os resultados. Pela credibilidade que a Fapitec tem no cenário nacional nós conseguimos trazer para Sergipe a primeira reunião no Estado onde irá congregar todas as fundações de pesquisa no Brasil, com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab e pesquisadores de todo o país. Isso é fruto de um trabalho sério que a Fapitec realiza em Sergipe, onde iremos mostrar os resultados alcançados há mais de 10 anos juntamente com parceiros a exemplo da Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes e Embrapa”, completa.
“Eu quero agradecer a presença do pessoal da Fapitec, a Fundação que trata de pesquisas e inovações científicas no Estado de Sergipe. Nós estamos num mundo moderno onde as evoluções precisam acontecer. Quando eles se prontificam a vir ao plenário explicar a evolução que podem vir a acontecer na questão da tecnologia e pesquisa em Sergipe, a gente fica feliz. Marcamos uma palestra para maio sobre a Introdução do Conhecimento Cientifico, para que possam vir expor aqui no plenário da Assembleia Legislativa”, enfatiza o presidente da Alese.
Por Agência de Notícias Alese
Fotos: Jadilson Simões