Presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares é o novo Cidadão Sergipano

Foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, uma Sessão Especial para a entrega do Título de Cidadania Sergipana ao presidente da  Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), Carlos Roberto Ferreira Lopes. A autoria é do presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD).

O homenageado com o presidente Jeferson Andrade

O Título de Cidadania Sergipana concedido ao presidente Carlos Lopes é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pela CONAFER ao povo sergipano, em especial, aos homens e mulheres produtores e empreendedores rurais de Sergipe. Com presença em todos os estados brasileiros, a entidade representa uma parcela significativa dos pequenos produtores rurais do país. O segmento econômico da agricultura familiar é composto por mais de 40 milhões de trabalhadores, que produzem 10% do PIB nominal, o que garante a segurança alimentar de mais de 70% da nossa população.

Por meio de programas de fomento e projetos de inovação tecnológica voltados aos seus associados nos 27 estados brasileiros, como o +Previdência Brasil, Mais Vida Brasil, +Pecuária Brasil, ERA e outros, a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais vem cumprindo importante agenda para o setor agrofamiliar, sempre com o objetivo de levar apoio técnico, crédito para a produção, assessoria jurídica, além de ações de saúde e educação no campo. Em Sergipe já realizou mais de mil inseminações sem custos do maior programa de melhoramento genético do país, o +Pecuária Brasil. O +Genética no Sertão, projeto do semiárido nordestino, que leva melhoramento genético sem custos para os pequenos produtores de ovinos e caprinos, já está também nas 75 cidades de Sergipe, cujo rebanho tem 150 mil ovinos e 70 mil caprinos.

“Carlos Lopes é uma pessoa de suma importância, que já morou aqui em Sergipe por um tempo e nós ficamos muito felizes com a ajuda e o apoio que ele tem dado ao nosso estado, pois sabemos  que a agricultura familiar sustenta o país. Sou grato por tê-lo como amigo e agora como Cidadão Sergipano. Esse é um título muito mais que justo por tudo aquilo que ele faz em prol da população sergipana e brasileira; é muito mais que um prêmio, um reconhecimento a uma pessoa que ajuda Sergipe, assim como o Nordeste e o Brasil”, afirma o presidente da Alese lembrando que por meio de ações e programas desenvolvidos em parceria com a CONAFER, os pequenos produtores sergipanos têm a oportunidade de aumentar a produção e a renda de suas famílias.

O homenageado com Kaká Andrade

O ex-presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Kaká Andrade observou que a Confederação Nacional da Agricultura familiar tem um papel fundamental na economia brasileira, especialmente na economia sergipana. “Isso à medida que através do seu trabalho de extensão apóia produtores. O presidente Carlos Lopes  tem feito um trabalho gigante; aqui em Sergipe mais de 60 municípios recebem o apoio da CONAFER, a exemplo do melhoramento genético do rebanho, entre outras atividades. Nós sergipanos nos sentimos muito orgulhosos em tê-lo aqui como conterrâneo”, ressalta.

Homenageado

Natural da cidade mineira de Governador Valadares, o homenageado é formado em Direito pela Universidade Fibra, localizada em Anápolis (GO) e em Ciências Políticas pela UNB, em Brasília. Possui atuação reconhecida em defesa do setor agrofamiliar; é agricultor e empreendedor rural, estando presidindo a CONAFER há mais de dez anos, entidade composta por mais de 40 milhões de trabalhadores que produzem 10%  do Produto Interno Bruto (PIB) nominal, garantindo segurança alimentar de mais de 70% da população, por meio de programas de fomento e projetos de inovação tecnológica  voltados aos seus associados.

Foi assessor  para temas de agronegócios do BRICS Institute, diretor social do Instituto Oscar Niemayer, diretor coordenador da Frente Parlamentar do Agronegócio; professor  convidado  UNIRIO para assuntos de agricultura familiar, presidente da Agropecuária Lagoa Alta, conselheiro fiscal do Instituto Terra e Trabalho, sócio-fundador da Concepto Vet, sócio-fundador da Jaguar Produtos Originários, consultor do Senado em audiência sobre Acórdão do TCU, no que diz respeito a regularização fundiária, atuante na Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar, na Frente Parlamentar Mista em prol do semiárido e na Frente Parlamentar Mista em defesa do Empreendedorismo Rural; possui reconhecimento como liderança indígena do Xingu, Nitsuegu; Yanomami, Xoromawê e Pindorama, Tamury Tapuia.

Carlos Lopes durante o discurso

Recebeu a Medalha Epitácio Pessoa da Assembleia Legislativa da Paraíba, a Comanda de Mérito Ambiental Otávio Brandão da Assembleia Legislativa de Alagoas e a Medalha Simão Estácio da Silveira, da Câmara Municipal de São Luis, no Maranhão.

Carlos Lopes disse que antes de tudo, é necessário falar sobre o presidente da Alese antes de destacar o estado que o acolheu.

“Jeferson é um homem à frente do seu tempo e reconhecer o nosso trabalho, demonstra um carinho e uma gentileza que nos coloca igual a um cidadão sergipano. Aqui fazemos obras, fazemos transformações e pra nós é uma máxima voltar hoje para o lugar em que morei com minha família, por mais de ano. É gratificante ver o nosso trabalho significando ao ponto de ser reconhecido por Jeferson e os demais parlamentares”, enfatiza.

Autoridades, familiares e amigos acompanharam a homenagem

Também participaram da Sessão Especial, o deputado Luis Fonseca (PSD), o vice-presidente e secretário da CONAFER, Thiago Abraão Ferreira Lopes, o advogado da CONAFER, Weberte Barros Rezende Carvalho, o tabelião do Cartório de Pão de Açúcar (AL), Djenal Pereira de Souza, autoridades dos estados do Rio Grande Norte, Pernambuco e Alagoas; familiares e amigos do homenageado.

Fotos/Joel Luiz/Alese