logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Presidente da AMO é a nova Cidadã Sergipana

 14/6/2022

Por Aldaci de Souza/Agência de Notícias Alese

Com o plenário e as galerias da Assembleia Legislativa de Sergipe lotados, a assistente social Maria da Conceição Balbino dos Santos, recebeu na tarde desta terça-feira, 14, o Título de Cidadania Sergipana. A autoria é da deputada Goretti Reis (PSD), em reconhecimento aos serviços prestados pela homenageada em prol de pacientes com câncer. Baiana de Jaguaquara, ela ocupa o cargo de presidente de honra da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO/SE).

Presidente Luciano Bispo agradece à homenageada pela dedicação ao próximo

O presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (PSD) também agradeceu à homenagem pelo trabalho realizado em Sergipe.

“A Assembleia Legislativa agradece à senhora Conceição Balbino por tudo que ela vem fazendo na questão do tratamento das pessoas, Servir é uma missão muito difícil e é um dom que Deus lhe deu para que possa ajudar ao próximo, uma maneira de sofrer menos. A AMO não atende somente sergipanos, mas alagoanos, pernambucanos e baianos. Saúde é muito difícil de se fazer e quando se faz de maneira bem feita e com amor, a demanda aumenta. Trabalhar pelo próximo é muito bonito. É difícil encher o plenário durante a entrega de Títulos de Cidadania e Conceição Balbino encheu o plenário e as galerias, demonstrando sua amizade e o reconhecimento das pessoas. Está de parabéns por agora ser sergipana de fato e de direito”, destaca Luciano Bispo.

De acordo com a deputada Goretti Reis, poderia falar horas sobre seus atos, suas ações, e suas obras escritas no livro da vida junto ao Criador. “Seu exemplo lhe enaltece nos inspira; pois você carrega e pratica os grandes valores da sergipanidade. Em muitas ocasiões essa Casa homenageia pessoas que prestaram relevantes serviços a nosso Estado numa perspectiva geral; pessoas que ajudaram Sergipe trazendo recursos, abrindo portas, resolvendo problemas. Evidentemente todas essas homenagens são justas e merecidas. Mas quando a homenagem recai sobre pessoa que cuida de pessoas; quando é o exemplo de vida que nos causa salutar admiração; é nesse instante é que a nossa sergipanidade é mais legitimamente honrada”, entende.

A deputada entrega flores após o discurso

Para a parlamentar, a homenagem que Conceição Balbino recebeu hoje na Alese é mais que um abraço da sociedade sergipana, é um sincero e emocionado “obrigado” de cada pessoa por ela cuidada.

“É também um agradecimento de filhos, de pais, de netos, de amigos, de parentes, de vizinhos dessas pessoas. Mais que um reconhecimento, o título que hoje lhe é entregue é um muito obrigado de centenas de anônimos que você acolheu, cuidou e deu esperança e vida. E nesse mundo egoísta em que vivemos exemplos de vida como o seu é cada vez mais raro e cada vez mais caro a nós sergipanos. Nós precisamos de pessoas como você Conceição. Comprometidas com o cuidado. Preocupadas com a vida”, entende.

Goretti Reis acrescentou: “Precisamos de você para juntos, procurar curas, amenizar dores, trazer esperança e conforto aos que se veem a enfrentar o desafio do câncer em suas vidas. Sergipe hoje lhe abraça; abraça a nova irmã sergipana. Sua família lhe abraça; seus amigos lhe abraçam. Você faz jus a esse título. Conquistou-o com seu ideal; com seu carinho, com seu comprometimento; com sua dedicação; com seu exemplo de amor ao próximo que nos define sergipanos. Festejemos hoje, alegremo-nos hoje, na sua festa, na nossa festa, na nossa comemoração; pois o amanhã nos aguarda com novos desafios. Que Deus “TODO PODEROSO” lhe dê sabedoria e força para manter-se um exemplo para nós seus irmãos sergipanos”, ressalta Goretti Reis no discurso. 

Uma orquídea foi entregue em nome dos trabalhadores da AMO

Conceição Balbino disse estar muito emocionada e agradecida. “É muita emoção aos 56 anos receber esse Título porque a cidadania, eu como assistente social entendo que é um reconhecimento à identificação que Sergipe através da deputada Goretti Reis, o presidente Luciano Bispo e todos os demais deputados me promulgam. Me acolheram e agora eu sou conterrânea de direito, pois desde os cinco anos de idade estou aqui em Sergipe e amo esse estado. Pra mim é só gratidão. Vou fazer o possível para honrar até o fim dos meus dias, esse Título, Aqui está meu tesouro: minha família, todos os meus amigos, minha história, meu trabalho e isso me emociona  muito porque essa sou eu. Eu sou o que Sergipe me fez também”, comemora.

Homenageada

Maria da Conceição Balbino dos Santos nasceu cidade de Jaguaquara, microrregião de Jequié, no sudoeste da Bahia. É a mais velha das quatro filhas da dona de casa baiana Arminda Portugal dos Santos e do caminhoneiro paraibano Augusto Balbino dos Santos (in memorian). Hoje dividindo a vida com o médico radiologista e do trabalho Edison de Oliveira Freire, Conceição é mãe de Vinícius Augusto Balbino da Rocha (fruto do seu primeiro casamento) e avó de Teodoro Santos Balbino da Rocha, de 4 anos. 

Emocionada, a presidente da AMO fez um discurso de agradecimento

Tendo sido criada entre Aracaju, Jaraguara e Lagarto, Conceição Balbino nasceu para servir ao próximo. 

Há 29 anos é funcionária celetista contratada do Hospital de Cirurgia e lá assumiu durante muitos anos a coordenação do Serviço Social, do Ambulatório de Oncologia e do Grupo de Humanização. Há quase 20 anos, é servidora pública de carreira da Prefeitura de Aracaju, atuando como assistente social no Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – Cerest Anísio Dário, da Secretaria Municipal da Saúde, e desempenhando função técnica em diversos protocolos como o de câncer relacionado ao trabalho, combate ao trabalho infantil e acidentes graves relacionados ao trabalho.

Dos 34 anos de Serviço Social, 25 deles são dedicados ao trabalho voluntário. Na associação, é uma dos 29 sócios-fundadores e já atuou como membro do Conselho Científico, como vice-presidente e como presidente executiva por diversos mandatos, cargos estes não remunerados.

Familiares e amigos acompanharam lotaram o plenário e as galerias

Foi, mais uma vez, reconduzida por unanimidade para assumir o cargo de presidente executiva na gestão 2022-2026. Este é o seu sétimo mandato no cargo de presidente executiva, sendo o quinto mandato consecutivo. É presidente de honra da Associação – cargo de caráter vitalício, também não remuneratório e consultivo – tendo sido eleita pela Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.

Possui formação em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe. É especialista em Políticas Públicas pela mesma universidade; em Auditoria em Serviço de Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto; e em Direitos Sociais e Serviço Social pela Universidade de Brasília.

Assumiu, durante muitos anos, a coordenação do Serviço Social e da Oncologia do Hospital de Cirurgia. No hospital foi também coordenadora do grupo de Trabalho e Humanização. Atualmente, é servidora pública de carreira da Prefeitura de Aracaju e já desempenhou função técnica em protocolos do câncer relacionado ao trabalho, combate ao trabalho infantil e acidentes graves relacionados ao trabalho pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador. Hoje, é técnica de referência em Saúde do Trabalhador para a 2ª Região de Saúde e para o Município de Laranjeiras, além de integrar o Grupo do Protocolo de Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho.

Familiares da nova Cidadã Sergipana

Em 2009 foi premiada pela Prefeitura de Aracaju com o Troféu Núbia Marques – honraria dedicada a mulheres que se destacam na promoção da qualidade de vida e na garantia dos direitos humanos. Em novembro de 2017, recebeu o título de cidadã aracajuana – a adoção oficial – por contribuir em mais de duas décadas com questões sociais da capital sergipana.

Prestígio

A Mesa foi composta na Sessão Especialpelos presidente da Casa Legislativa, deputado Luciano Bispo, a deputada Goretti Reis, o deputado Georgeo Passos (CIDADANIA) e a vereadora Sheyla Galba representando a presidência da Câmara Municipal de Aracaju, a presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Dora Rosa Horlacher, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade Maria Salete Barreto Leite e a interventora judicial do Hospital Cirurgia, a enfermeira Márcia Guimarães.

Composição da Mesa

No plenário e nas galerias, familiares, amigos, voluntários da AMO e pacientes oncológicos aplaudiram de pé a entrada de Conceição Balbino ao plenário da Alese.  O artista Luis Arnaldo cantou a música “Sergipe é o Meu Lugar” e um coquetel foi oferecido aos convidados no hall da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Fotos: Joel Luiz

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo