Presidente da Alese participa da posse do novo desembargador do TJSE

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade (PSD), participou da composição da mesa na Sessão Solene em que foi empossado no final da tarde desta quarta-feira (6), o juiz de Direito João Hora Neto, como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). O evento realizado no auditório José Rollemberg Leite, contou com as presenças do governador Fábio Mitidieri, do prefeito Edvaldo Nogueira, juízes, desembargadores, parlamentares e diversas autoridades da área jurídica.

A cerimônia aconteceu no auditório do TJSE

A cerimônia contou com a participação de outros deputados estaduais, que elogiaram a chegada do novo desembargador ao Tribunal de Justiça de Sergipe.

O deputado Luizão Donatrampi (União), disse estar feliz por participar de um momento especial. “Viemos acompanhar a posse de mais um desembargador, que é o Dr. João Hora Neto; um dia histórico, em que o Poder Judiciário é quem sai ganhando”, ressalta.

O deputado Luciano Bispo (PSD), também falou sobre o magistrado empossado nesta quarta-feira como desembargador. “João Hora Neto é juiz e possui uma larga experiência. Tenho certeza que o tribunal ganha muito com a sua chegada e nós teremos uma pessoa honesta e correta nos quadros do tribunal”, afirma.

Jeferson Andrade, Ricardo Múcio, João Hora Neto, Fábio Mitidieri e o secretário Jorginho Araújo

O governador Fábio Mitidieri destacou que ganha a sociedade com a posse do novo desembargador, que vem para se somar ao TJSE. “Ele tem todo um legado de trabalho dentro do Poder Judiciário e que bom que o Tribunal de Justiça de Sergipe está se oxigenando, se renovando; tivemos a chegada do desembargador Etélio Prado Júnior e agora chegando o desembargador João Hora e quem ganha é o TJ e todos nós”, reitera.

Sessão Solene

A saudação ao novo integrante da Côrte, foi feita pelo promotor de Justiça Etélio de Carvalho Prado Júnior, empossado como desembargador do TJSE, no último dia 29 de novembro.

Dr. João Hora Neto foi escolhido por unanimidade

“Toma assento no dia de hoje, o colega desembargador João Hora Neto, que nesta data larga a posição de juiz de Direito para ingressar à orquestra afinada nesta destacada Côrte de Justiça. É formado e firmado no Direito; edificou sua carreira profissional sobre os pilares da responsabilidade, do equilíbrio, do comprometimento pela aplicação da justiça. Foram  mais de três décadas denotadas ao cumprimento dessa elevada tarefa. Seja muito bem vindo desembargador João Neto. Sua hora chegou para prestar jurisdição nesta Côrte. Tenho a certeza que Vossa Excelência terá uma trajetória brilhante neste tribunal. Que Nossa Senhora de Guadalupe, sua santa de devoção ilumine seus passos nessa nova caminhada”, enfatiza.

O discurso do novo componente do TJSE, foi de agradecimento e retrospectiva da carreira jurídica.

“É um momento de coroamento da minha vida como magistrado, haja vista que vou completar 34 anos de magistratura e estou muito feliz por isso, pois a experiência acadêmica ajuda no labor judicial”, afirma ressaltando estar ciente da sua responsabilidade no cargo e que pretende contribuir com a jurisprudência e torná-la estável, uniforme, além de cumprir a Constituição Federal e a Lei.

O presidente do TJSE, desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima ressaltou: “Dr. João Hora já passou por várias comarcas, várias varas do interior, foi professor e penso eu que seguramente será um grande ganho para o nosso tribunal”.

Novo desembargador

Deputado Luizão Donatrampi

Aos 63 anos, João Hora Neto foi escolhido por unanimidade em sessão do Tribunal Pleno do TJSE  no último dia 19 de novembro, seguindo o critério da antiguidade. É titular da 21ª Vara Cível de Aracaju e ocupa a posição de número 1 no Quadro de Antiguidade dos Juízes em Entrância Final do Poder Judiciário sergipano.

É Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), João Hora Neto; possui titulação de doutor em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e diversas especializações. Atua como professor-associado de Direito Civil da Faculdade de Direito da UFS desde 1992 e é juiz de direito do TJSE desde 1989.

Deputadas Lidiane Lucena e Áurea Ribeiro também participaram da posse

Iniciou sua carreira na comarca de Porto da Folha, passando por Neópolis, Laranjeiras, Vara Criminal de Lagarto, Vara Cível de Estância, 1ª Vara Criminal de Aracaju, 5ª Vara Cível de Aracaju e atualmente atua na 21ª Vara Cível de Aracaju.

O magistrado é membro-fundador do Instituto Brasileiro de Direito Contratual (IBDCONT), presidente do IBDCONT/SE e professor da Escola Judicial do Estado de Sergipe (Ejuse), autor de Capítulo de Obra Coletiva (Livro), bem como de diversos artigos publicados em Revistas Jurídicas nacionais.

Fotos: Jadilson Simões/Alese