Presidente da Alese apresenta Plano de Desenvolvimento à Sociedade Médica

Por Aldaci de Souza

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB), apresentou durante reunião-almoço nesta quinta-feira, 30, na Sociedade Médica de Sergipe (Somese), o Plano de Desenvolvimento do Estado de Sergipe. elaborado pela Alese com assessoria técnica da Fundação Dom Cabral. A exposição do estudo que objetiva diagnosticar e fazer um raio-x quanto às condições econômicas e sociais do estado, foi feita pelo coordenador do PDES, Marcelo Barberino e pelo assessor especial, o economista Fernando Carvalho.

Presidente Luciano Bispo informou que o Plano inclui a área da saúde

Segundo o presidente da Alese, o momento é de gratidão à Somese pelo convite para mostrar um diagnóstico feito pela Assembleia Legislativa com muita responsabilidade e atenção, pensando no melhor para o estado de Sergipe. “Nós estamos agora em outra área que é a da Medicina e o Plano de Desenvolvimento inclui a saúde. Viemos expor o estudo e ouvir opiniões porque aqui são cabeças pensantes. Aproveito a oportunidade para parabenizar a classe médica porque nesse momento difícil da pandemia da Covid-19, atuou com um papel fundamental”, ressalta destacando a importância da Ciência e das vacinas para salvar vidas.

Dr. Hesmoney Santa Rosa ressaltou a importância do estudo

O presidente da Somese, Dr. Hesmoney Ramos de Santa Rosa, falou sobre a importância da apresentação do PDES à categoria. “Essa exposição é muito importante porque a classe médica tem muita influência perante a sociedade em geral e à mídia, tem muita confiança e é necessário que tenhamos conhecimento com detalhes, do Plano de Desenvolvimento do Estado de Sergipe para que a gente possa informar melhor aos nossos clientes, aos nossos amigos, aos nossos colegas e à sociedade. O mundo mudou e nós temos que ter novidades, criatividade e informes que possam contribuir para evitar que tenhamos uma nova pandemia”, entende.

O médico e presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES), Dr. Lúcio Prado Dias, parabenizou a iniciativa do presidente Luciano Bispo em apresentar o Plano de Desenvolvimento às diversas categorias. “É uma ação extraordinária da Assembleia Legislativa de Sergipe, que pode trazer uma grande repercussão na sociedade porque vai ao encontro das instituições para explicar o estudo e o que pode ser feito. Nós agradecemos pela oportunidade em nossa casa no dia de hoje, em receber no nosso tradicional encontro, toda a equipe da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe”, afirma.

Saúde no PDES

Dr. Lúcio Prado: “Ação extraordinária da Alese”

O coordenador do PDES, Marcelo Barberino informou que o crescimento de uma região é medido através do Índice de Desenvolvimento Humano. “O IDH tem um tripé: renda, educação e saúde e que nos dá um norte como está a região. O Plano identificou que nós precisamos avançar em algumas vertentes na área da saúde, principalmente em infraestrutura, saneamento básico. O Plano tem um olhar muito focado no aprimoramento da saúde e hoje estamos aqui na Somese para tratarmos justamente sobre esses índices com a classe médica”, observa.

Marcelo Barberino observa a questão do IDH

Para o assessor especial da Alese, o economista Fernando Carvalho, a saúde é primordial para todo país que quer se desenvolver. “Principalmente o Brasil que vem passando por mudanças, ou seja, a população está envelhecendo e vai demandar mais serviços de saúde; investimentos em infraestrutura e saneamento básico para que no futuro, com a população que está envelhecendo, que vai demandar além de saúde e seguridade social, o Plano possa apontar a perspectiva de investimentos para o estado e o setor privado”, complementa.

Antes da exposição do estudo, os médicos assistiram a um vídeo mostrando que o Plano de Desenvolvimento do Estado de Sergipe idealizado pelo presidente Luciano Bispo,  faz um diagnóstico preciso, apontando os desafios e potencialidades de cada município sergipano, além de mostrar os obstáculos e as ações necessárias para alcançar o desenvolvimento econômico, social e ambiental indo ao encontro dos sonhos de cada cidadão.

Fernando Carvalho: “Plano mostra perspectiva de investimento na saúde”

Entre os médicos participantes da reunião-almoço, Dr. Raulino Galrão, Dr. José Gonzaga, Dr. Henrique Batista e Silva e Dr. Antônio Cláudio Neves. Também acompanharam a exposição, o diretor-geral da Assembleia Legislativa de Sergipe, Roberto Bispo, o diretor de Comunicação, Irineu Fonte e o sub-secretário da Mesa Diretora, Igor Albuquerque.

Fotos: Jadilson Simões