Prefeitura de Japoatã faz levantamento sobre data real da Emancipação Política

O município de Japoatã, localizado a 74 quilômetros de Aracaju ainda não tem data fixada para comemorar a Emancipação Política. O prefeito José Magno da Silva (PTN) conversou na manhã desta segunda-feira, 6 com a reportagem da Agência de Notícias Alese e explicou estar fazendo um levantamento no sentido de ter a convicção da real data da independência.

“A Lei Orgânica do Município oficializa o 6 de fevereiro como o Dia da Emancipação Política de Umbaúba. Nós respeitamos a lei, mas como existem outras datas relacionadas à independência do município e uma falha na memória, que no meu entender antecipa a data, resolvemos fazer um levantamento para que possamos dar ênfase e de fato a lei possa ser aplicada”, esclarece.

De acordo com a historiadora e secretária de Cultura de Japoatã, Adriana Oliveira, existem três datas na História de Japoatã. “Nós nos reunimos com o prefeito José Magno e decidimos não comemorar a emancipação nesta segunda-feira, 6 pelo fato de nos documentos existirem três datas: 23 de novembro de 1910, 20 de outubro de 1926 e 6 de fevereiro de 1954. Vamos fazer um estudo amplo, visando identificar qual a data real das três apresentadas. Por isso, não está sendo realizada nenhuma programação em Japoatã hoje para comemorar a Emancipação Política”, explica.

O dia 6 de fevereiro já foi comemorado no município, mas historiadores contam que essa data diz respeito ao desmembramento do município de Pacatuba, de Japoatã, sendo, portanto, a emancipação de Pacatuba.

Para se ter uma ideia, a primeira notícia sobre a evolução política de Japoatã é datada de 1910, quando o então governador Luiz Garcia assinou a lei criando o município, desmembrando seu território de Pacatuba. Mas, de acordo com relatos da História de Japoatã, a população não aceitou e com a ajuda de políticos da época, deixaram que a lei caducasse e com isso, o município não foi instalado e uma nova lei foi assinada em 1926 e só a partir de 1953/1954 teria havido o desmembramento.

Por conta dessa incerteza e não preservação da História  de Japoatã é que a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura, vai fazer o levantamento nos documentos que destacam a independência do município.

Umbaúba

Já o município de Umbaúba está comemorando nesta segunda-feira, 6, a Emancipação Política. Uma vasta programação está sendo desenvolvida por meio da administração do prefeito Humberto Maravilha (PMDB) e da secretária de Cultura e Turismo, Angelita dos Santos.

As festividades tiveram início no último dia 3 de fevereiro, com a inauguração do Centro de Artesanato Gorgete Hora; Café Cultural; Exposição de Livros; Gincana Cultural, Show de Talentos; Sarau com apresentação de artistas locais; final de torneio de futebol de campo e Domingo no Parque.

Nesta segunda-feira, a programação iniciou às 6h com Alvorada Festiva pela Banda Marcial Nossa Senhora da Conceição; Corrida Rústica de Caçuá; Hasteamento das Bandeiras; Cortejo Folclórico e às 19h, haverá Missa em Ação de Graça na Igreja Matriz Nossa Senhora da Guia.

Umbaúba está situado no extremo Sul do Estado de Sergipe, a 81 quilômetros de Aracaju. Tem como vizinhos, os municípios de Cristinápolis, Indiaroba, Itabaianinha e Arauá. A padroeira é Nossa Senhora da Guia e a economia é baseada na produção de Laranja.

Por Agência de Notícias Alese