Prédio da Alese é iluminado na cor verde em alusão ao Dia da Defensoria Pública

A Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (ADPSE), está realizando em parceria com a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), uma programação em virtude do Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado ontem, domingo, (19).  A data destaca a importância do órgão encarregado de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população de baixa renda, tendo sido organizado com base na Lei Complementar nº 80/94.  Na tarde desta segunda-feira (20), será lançado no Ministério da Justiça, em Brasília, o Plano Nacional “Defensoria Pública em Todos os Cantos”, visando ampliar os serviços no país.

Rodrigo Cavalcante, presidente da ADPSE (Foto: Divulgação Defensoria Pública de Sergipe)

O presidente da ADPSE, Rodrigo Cavalcante Lima, solicitou que a fachada da Alese seja iluminada com a cor da instituição.

“Anualmente, no dia 19 de maio, a gente comemora o Dia da Defensoria Pública, da Defensora e do Defensor Público. E em uma ação comandada pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, as associações estaduais promovem e repercutem ações, e uma delas é Iluminar os principais prédios públicos no país com a cor verde para homenagear a instituicao e lembrar aos usuários que a Defensoria existe e que ela é fundamental ao sistema de justiça. Agradecemos a honrrosa homenagem desta casa do povo, que apoia a Defensoria Pública em todas as suas ações”, ressalta.

De acordo com informações da Agência Câmara de Notícias, as defensorias públicas foram criadas com o objetivo de garantir o direito de assistência judiciária aos cidadãos de baixa renda.

O defensor atua como advogado de defesa do cidadão perante a Justiça e entre as atribuições da Defensoria Pública, estão: promover, extrajudicialmente, a conciliação entre as partes em conflito de interesses; patrocinar ação penal privada e a subsidiária da pública; patrocinar ação civil; patrocinar defesa em ação penal; exercer a defesa da criança e do adolescente; atuar junto aos estabelecimentos policiais e penitenciários, visando assegurar à pessoa, sob quaisquer circunstâncias, o exercício dos direitos e garantias individuais; assegurar aos seus assistidos, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, o contraditório e a ampla defesa, com recursos e meios a ela inerentes; atuar junto aos juizados especiais cíveis e patrocinar os direitos e interesses do consumidor lesado.

Pela Constituição de 1988, a Defensoria Pública foi estruturada em três ramos: Defensoria Pública da União; Defensoria Pública do Distrito Federal e dos Territórios; e Defensoria Pública dos Estados.

Plano Nacional

Na tarde desta  segunda-feira (20), o defensor público geral de Sergipe, Vinicius Menezes Barreto, estará representando a instituição durante solenidade de assinatura  do Plano Nacional  “Defensoria Pública em Todos os Cantos”, no Ministério da Justiça em Brasília.

O programa que será lançado em comemoração ao Dia da Defensoria Pública,  tem a finalidade de ampliar e fortalecer os serviços das Defensorias Públicas nos estados e municípios, garantindo o atendimento para comunidades historicamente distante do acesso a direitos.

Foto: Joel Luiz/Agência Alese