Postos de saúde fazem teste de covid-19 em Aracaju

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

Em Aracaju, as pessoas que apresentarem sintomas leves de síndromes gripais e da covid-19, podem buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, adaptadas para essas ocorrências. O teste disponibilizado é o RT-PCR e os resultados são divulgados em cerca de três dias, a depender da demanda.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, oito UBS funcionam como referência: a UBS Augusto Franco, localizada no conjunto Augusto Franco; UBS Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas; UBS Ministro Costa Cavalcante, no Inácio Barbosa; UBS Fernando Sampaio, no Castelo Branco; UBS Cândida Alves, no Santo Antônio; UBS Eunice Barbosa, no Coqueiral; UBS José Machado de Souza, no Santos Dumont, e a UBS Onésimo Pinto, no Jardim Centenário.

O atendimento é feito também nos fins de semana e feriados ( das 7h às 20h) e nos casos em que as pessoas estão com sintomas de síndromes gripais e da covid-19, mas possuem algum tipo de comorbidade, devem comparecer às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): Fernando Franco (zona Sul) e Nestor Piva (zona Norte), destinadas ao atendimento de casos mais graves.

Testes

O teste para a detecção da covid-19 disponibilizado nessas unidades de saúde, é o RT-PCR, cujo resultado é divulgado numa média de três dias pelas equipes do serviço MonitorAju (que acompanha os casos suspeitos e confirmados). Mas algum familiar pode procurar a unidade de saúde em que a coleta foi feita.

Foto:  Ascom Secretaria Municipal de Saúde