logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Por iniciativa da deputada Carminha Paiva transporte alternativo na Grande Aracaju é tema debatido em sessão especial na Alese 

Por Assessoria Parlamentar

Na última terça-feira, 21, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) sediou uma sessão especial, proposta pela deputada Carminha Paiva (Republicanos), para discutir os desafios enfrentados pelo transporte alternativo na região metropolitana de Aracaju.

A iniciativa da deputada foi motivada pela crescente apreensão dos profissionais do transporte alternativo, especialmente após a oficialização do consórcio metropolitano do transporte público coletivo, formado pelos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro, juntamente com o Governo do Estado, trouxe incertezas para a categoria, pois, com a nova licitação do transporte público, a classe pode perder a autorização para atuar.

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estabelecido com o Ministério Público (MPSE) tem sido a base de atuação dos motoristas de transporte alternativo, e a discussão se tornou imperativa diante da ameaça de encerramento desta autorização. Nesse contexto, a sessão especial proporcionou um espaço para a troca de ideias entre autoridades, motoristas e representantes das associações ligadas à categoria.

A deputada Carminha expressou a urgência desse debate, destacando o impacto direto nas famílias desses trabalhadores: “Essa é uma classe que já tive a oportunidade de escutar, de forma informal, algumas vezes. Sabendo das preocupações desses pais e mães de família, propus esse encontro para que possamos discutir e chegar a um denominador comum, ideias para que a classe não seja prejudicada e continue trabalhando para colocar comida na mesa de casa”, pontuou.

O superintendente da SMTT de Socorro, Bruno Henrique Rezende, salientou a relevância do debate para a garantia da manutenção do serviço e apresentou um projeto de lei à Assembleia Legislativa, visando assegurar a continuidade do trabalho desses profissionais. 

Carminha Paiva reforçou a importância do transporte alternativo, não apenas como meio de garantir empregos, mas também como uma opção rápida e segura para a população que precisa encurtar trajetos no dia a dia, seja para o trabalho, escola ou lazer. “Eu mesma, como moradora de Nossa Senhora do Socorro, percebo que o táxi lotação é um complemento ao sistema de transporte, que garante um deslocamento eficiente para a população de um modo geral. Por muitos anos fui usuária e sei das dificuldades enfrentadas pelos motoristas e passageiros”, afirmou a parlamentar.

Diante desse debate construtivo, a expectativa é de que soluções sejam encontradas para conciliar os interesses da categoria de transporte alternativo e as demandas regulatórias do transporte público na Grande Aracaju.

Fotos: Jairo Dantas

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo