Policiais pedem apoio de Luciano Bispo na luta por periculosidade

Por Aldaci de Souza

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, recebeu na manhã desta quinta-feira, 11, representantes da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol), do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), da Associação dos Oficiais Militares e Bombeiros, Associação dos Militares da Reserva e Pensionistas (Asmirp), Associação Integrada de Mulheres da Segurança Pública em Sergipe (Asimusep), Associação de Praças (Aspra) e União da Categoria Unificada (Única). Eles pediram o apoio de Luciano para entregar ao governador Belivaldo Chagas, uma minuta do projeto de lei que trata da implementação do adicional de periculosidade e fazer a interlocução para a abertura de diálogo com as categorias para que o projeto seja colocado em prática, já que o benefício está previsto nas constituições federais e estaduais.

Adelmo Pelágio lembra que o adicional é um direito constitucional

De acordo com o vice-presidente da Adepol, Adelmo Pelágio, os policiais civis, policiais e bombeiros militares estão lutando em prol de uma pauta única.

“Uma pauta objetiva, simples, jurídica e justa, que é o adicional de periculosidade, um direito, que consta tanto da Constituição Federal quanto da Constituição Estadual. Nós viemos aqui à Assembleia Legislativa pedir ao presidente Luciano Bispo, o seu apoio à nossa pauta, agora com a inclusão dos policiais militares unidos aos policiais civis. Viemos pedir que o presidente nos auxilia no sentido de reinaugurarmos um diálogo no sentido de viabilizarmos a materialização desse projeto com o espírito aberto, aberto, público e eticamente flexível”, ressalta Pelágio.

Adriano Bandeira enfatiza os perigos na pandemia

O presidente do Sinpol, Adriano Bandeira leu a minuta do projeto antes de entregar ao presidente Luciano Bispo e também pediu o apoio do presidente Luciano Bispo para que ajude as categorias a intermediar o diálogo com o governador.

“O direito está garantido nas constituições federal e estadual, faltando apenas que o estado de Sergipe regulamente para que seja implementado junto aos policiais civis e militares. Recentemente o Governo do Estado colocou em um decreto como atividade essencial a segurança pública e a saúde, no que se refere a proteção dos servidores quanto à vacinação contra a Covid-19; então viemos pedir apoio quanto à pauta da valorização, que já traz como essência o perigo e o adicional de periculosidade compensará esse perigo que os policiais passam principalmente neste período da pandemia, pois os riscos estão sendo dobrados”, observa.

Sargento Morais ressalta que mesmo na reserva os policiais correm risco

O presidente da Asmirp, sargento José Marcos Morais Santos, explicou que mesmo na reserva, os policiais continuam á disposição do estado, sendo convocados sempre que há necessidade. “Nossos veteranos estão em conflito na segurança pública, mesmo estando na reserva e entendemos que também temos direito ao adicional de periculosidade pois no nosso dia a dia, continuamos à disposição. Trabalhamos 30 anos e quando vamos para a reserva, continuamos contribuindo em ocorrências e confrontos com marginais. O perigo é constante”, reitera.

Segundo o presidente da Assomise, Adriano José Barboza reis, trata-se de um momento histórico em que estão buscando a união de todas as forças policiais no sentido de aprovar uma pauta única.

Adriano Reis: “Precisamos de reconhecimento e valorização”

“Na verdade a gente não deixa de ser policial em momento algum e é importante que o nosso governo entenda como a gente está desempenhando o nosso papel agora nessa pandemia. Não paramos um minuto sequer; estamos adoecendo, lidando o tempo todo com pessoas doentes, contaminando os nossos familiares e morrendo. Precisamos de um reconhecimento e valorização por parte do governo e essa a nossa luta conjunta”, acrescenta.

Após ouvir atentamente os representantes das entidades representativas dos policiais civis, militares e bombeiros militares, o presidente da Alese, se comprometeu a levar o documento até o governador.

Luciano Bispo prometeu conversar com o governador

“Eles vieram pedir uma interlocução mais rápida possível para conversar com o governo, quanto a questão da periculosidade para todas as categorias de policiais. Pela primeira vez estou vendo uma união dos policiais em um número bem expressivo e nós vamos marcar uma audiência na próxima semana com o governador para discutir essa pauta”, afirma Luciano Bispo.

Fotos: Joel Luiz