logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Plano de Desenvolvimento Sustentável é apresentado na Câmara de Tobias Barreto

13/05/2022

Por Aldaci de Souza-Alese

O Fórum Itinerante Plano de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (PDSS) realizado pela Assembleia Legislativa, chegou à 10ª edição na última quinta-feira, 12, destacando desafios e perspectivas para o crescimento econômico. Apresentado durante Sessão Especial no plenário da Câmara Municipal de Tobias Barreto, o documento elaborado pela Assembleia Legislativa de Sergipe em parceria com a Fundação Dom Cabral aponta as cadeias produtivas e gargalos existentes nos municípios sergipanos. Na ocasião, o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (PSD), mostrou a necessidade de 

Presidente Luciano Bispo: “Municípios precisam buscar parcerias”

O presidente Luciano Bispo falou da alegria em atender a uma solicitação do presidente da Câmara Municipal de Tobias Barreto, João Olegário de Matos Neto, conhecido como Gal de Filó, para que o PDSS fosse apresentado aos gestores e empresários daquele município localizado na região Centro-Sul de Sergipe.

“É um prazer estarmos em Tobias Barreto, uma cidade próspera  e com muitas potencialidades. Agradeço pelo convite do presidente da Câmara, Gal de Filó para estarmos nesta Casa apresentando um trabalho realizado entre a Assembleia Legislativa e a melhor escola de economia do país e a 5ª do mundo, pensando no bem dos sergipanos. A ideia surgiu ao conversar com empresários e perceber que Sergipe precisava de um plano de governo que norteasse quanto ao futuro. Os municípios e o Estado precisam buscar parcerias no sentido de gerar emprego e renda para a população. O povo de Tobias Barreto é igual ao de Itabaiana; tem um perfil muito forte para o lado comercial e empresarial, com uma vocação muito grande no rame de confecções e bordados e esse Plano traz dados que dá um norte quanto ao futuro”, reitera Luciano Bispo.

Georgeo Passos: “Assembleia cumpre a sua missão”

O deputado Georgeo Passos (CIDADANIA), participou do evento e destacou a importância de Tobias Barreto para a economia de Sergipe. “Viemos acompanhar mais uma edição do Plano de Desenvolvimento de Sergipe, desta vez em Tobias Barreto, cidade importante que movimenta muito a economia de Sergipe em virtude da produção de confecções e bordados. Com o Plano, percebemos essa potencialidade e a Assembleia cumpre com a sua missão em além dos debates na Casa Legislativa, trazer para os municípios, a oportunidade de debater no interior, melhorias para a economia. Algo muito positivo e a gente só tem a parabenizar”, ressalta.

Fortalecimento da economia

O prefeito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino  afirmou que a iniciativa da Alese só tem a fortalecer o desenvolvimento do município. “Esse Plano com certeza irá melhorar a qualidade de vida dos sergipanos e em especial dos tobienses. Aqui em Tobias Barreto, o estudo vai nos dar um rumo quanto ao desenvolvimento. É uma honra recebermos o presidente Luciano Bispo e a equipe da Alese, trazendo conhecimento e formas para que nosso município avance junto com todo estado de Sergipe”, enfatiza.

Vereador Gal de Filó ressalta potencialidades de Tobias Barreto

Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Gal de Filó (PSD), o momento é de gratidão. “Eu só tenho a agradecer ao presidente Luciano Bispo por esse evento aqui na Câmara, que atendeu ao nosso pedido para que o Plano de Desenvolvimento fosse apresentado no nosso município, após termos participado da apresentação do estudo em Itabaianinha. Nossa cidade é fronteira, possui mais de 57 mil habitantes e com um comércio muito forte, com muitas potencialidades principalmente nas áreas têxteis, conhecida como ‘Capital do Bordado’ e com agricultura forte”, observa.

O vereador Samoel Pereira dos Santos, conhecido como Samoel da Samambaia (CIDADANIA) também destacou a importância da apresentação do PDSS no plenário da Câmara Municipal. “Esse é um evento de grande importância; o Poder Legislativo do Estado compartilhando experiências voltadas para o nosso município, para a história de Tobias Barreto e o nosso comércio. Isso tem muito a engrandecer a população de Tobias”, entende. 

Vereador Samoel Samambaia destaca compartilhamento do estudo

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Tobias Barreto, Airton Meneses Lima, a apresentação do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe foi de suma importância para auxiliar no crescimento da economia local. “Esse é um momento ímpar para nós tobienses em que a Assembleia Legislativa saiu do seu ambiente entre quatro paredes e nos visita trazendo esse estudo para nosso município que é uma potência na geração de emprego e renda, na indústria e comércio e com certeza o Plano de Desenvolvimento vem acrescentar para que a nossa cidade continue crescendo”, ressalta acrescentando que cerca de 180 empresários são associados à CDL. 

Protagonismo

O coordenador do PDSS Marcelo Barberino e o economista e assessor especial da Alese, Fernando Carvalho fizeram uma exposição ressaltando que o objetivo do Plano de Desenvolvimento não é só apontar quais são as cadeias e os gargalos, mas principalmente fazer um chamamento para a alavancagem da economia.

Prefeito Dilson de Agripino enfatiza importância do Plano

“É muito importante essa relação entre a Alese e Câmaras Municipais, principalmente chamando a população para ser a protagonista do desenvolvimento do estado e o Plano traz essa perspectiva, de apresentar caminhos e mecanismos. É um estudo técnico, mas também feito com muito calor humano, consultando as pessoas e trazendo uma perspectiva de desenvolvimento e geração de emprego e renda para o estado “, afirma Fernando Carvalho.

“Viemos apresentar o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe aqui na Alese e destacar que já temos alguns frutos colhidos a exemplo da assinatura do Pacto de Cooperação Técnica entre a Alese e a Universidade Federal de Sergipe e estamos em processo de instalação do Plano de Desenvolvimento da Zona Costeira”, complementa Marcelo Barberino enfatizando a importância da governança como o grande elo, mola para o desenvolvimento e a identificação dos gargalos como a a falta de planejamento estratégico e de ações factíveis.

Presidente da CDL de Tobias, Airton Meneses

O deputado Georgeo Passos (CIDADANIA), participou do evento e destacou a importância de Tobias Barreto para a economia de Sergipe. “Viemos acompanhar mais uma edição do Plano de Desenvolvimento de Sergipe, desta vez em Tobias Barreto, cidade importante que movimenta muito a economia de Sergipe em virtude da produção de confecções e bordados. Com o Plano, percebemos essa potencialidade e a Assembleia cumpre com a sua missão em além dos debates na Casa Legislativa, trazer para os municípios, a oportunidade de debater no interior, melhorias para a economia. Algo muito positivo e a gente só tem a parabenizar”, ressalta.

O Fórum Itinerante do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe já foi realizado nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Estância, Itabaiana, Propriá, Nossa Senhora da Glória, Aracaju, Itabaianinha, na Universidade Federal de Sergipe e na noite da quinta-feira, 12, em Tobias Barreto com abrangência para Tomar de Geru, Riachão do Dantas, Itabaianinha e Cristinápolis.

Presidente Luciano Bispo recebe um bordado personalizado

Os vereadores de Tobias Barreto receberam edições do PDSS e as pessoas que queiram se inteirar do estudo podem acessa a versão digital

Fotos: Joel Luiz

 

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo