logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

PL incentiva participação de jovens no processo eleitoral

De autoria do deputado Kaká Santos (União Brasil), foi aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei nº 160/2024, instituindo a Semana de Incentivo à Participação Juvenil no Processo Eleitoral, a ser realizada, anualmente, na primeira semana do mês de agosto, passando a integrar Calendário Oficial de Eventos do Estado.

No Brasil, o voto é obrigatório para os cidadãos de 18 a 70 anos e facultativo para analfabetos, jovens entre 16 e 17 anos e para quem tem mais de 70 anos. O projeto de Kaká Santos, visa conscientizar os pais e responsáveis dos jovens sobre a necessidade de incentivo familiar na busca de conhecimento político-eleitoral.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições municipais de 2020, 2 milhões de jovens com idades entre 15 e 17 anos, fizeram seu Título Eleitoral. Para se ter uma ideia, mais de de 2,1 milhões de eleitoras e eleitores nessa faixa etária estavam aptos a votar em 2022 e, em média, 1,7 milhão foram às urnas exercer a cidadania.

A propositura observa que “as normas, instruções e/ou orientações que se fizerem necessárias para aplicação ou execução desta Lei, devem ser expedidas mediante ato do Poder Executivo”.

Em Sergipe, jovens de 16 a 18 anos que querem participar das eleições municipais deste ano tiveram até o dia 8 de maio para tirar o título eleitoral e se tornarem aptos a votar nas próximas eleições de outubro, escolhendo prefeitos, vice-prefeitos e vereadores tanto em Aracaju como nos municípios que formam o interior. 

Foto: Divulgação TSE

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo