Por Aldaci de Souza
Os deputados aprovaram na sessão mista desta quarta-feira, 31, na Assembleia Legislativa de Sergipe, o Projeto de Lei nº 21/2021 de autoria do deputado Ibrain Monteiro (PSC), declarando o Cristo Redentor, situado no município de São Cristóvão, Patrimônio Histórico, Cultural e Material do Estado de Sergipe.
No documento, o parlamentar lembra que no ano de 1926 foi inaugurado o Cristo Redentor na Colina de São
Gonçalo em São Cristóvão/Se, o qual, segundo pesquisadores da Faculdade de Belas Artes de São Paulo, é o mais antigo e original, pois diverge da matriz carioca.
“O Cristo Redentor sergipano foi construído entre os anos de 1924 e 1926, na Colina São Gonçalo, tem 16 metros de altura e fica a dois km do Centro Histórico da cidade de São Cristóvão. A obra foi encomendada pelo Governo de Graccho Cardoso (1922/1926), ao arquiteto Bellando Belandi. Seus dois braços não estão completamente abertos, mas demonstram uma ternura de quem chama para um abraço”, destaca o texto, lembrando que até meados da década de 1980, o Cristo era um legítimo atrativo turístico da cidade histórica, além de proporcionar o lazer das famílias, festas populares, excursões escolares e missas campais.
Foto: Cleverton Ribeiro/SE