PL aprovado na Alese insere a campanha Janeiro Branco no Calendário Oficial

Publicada: 03/01/2023 às 16:23

Por Aldaci de Souza- Agência de Notícias

A campanha Janeiro Branco é desenvolvida em todo o país com a finalidade de chamar a atenção da população e das autoridades para as questões relacionadas à saúde mental e emocional. Na Assembleia Legislativa de Sergipe, foi aprovado o Projeto de Lei nº 8.257/2017, que insere o movimento Janeiro Branco, no Calendário Oficial de Eventos.

Idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão em 2014, o mês da campanha foi escolhido de forma estratégica, já que no início de cada ano muitas pessoas ficam ansiosas quanto ao cumprimento das metas, além de janeiro geralmente ser de reflexões que mexem com o emocional. A ideia é deixar de lado alguns tabus e fazer com que as pessoas compreendam que precisam da ajuda de profissionais especializados no assunto, evitando que os problemas possam ser agravados.

Projeto

De acordo com o PL aprovado na Alese (de autoria da então deputada Ana Lúcia Vieira), durante o mês de janeiro, que é dedicado à realização de campanhas e ações educativas para a difusão da importância da prevenção da saúde mental, “sempre que possível deve ser procedida a iluminação em branco, a aplicação do símbolo da campanha, ou sua sinalização, de forma a remeter a atenção ao tema,  nas edificações públicas estaduais, inclusive no prédio da Assembleia Legislativa do Estado”.

Entre as ações que podem ser adotadas segundo o texto da propositura, estão: esclarecer à sociedade civil sobre a importância da saúde mental e emocional, como um estado de equilíbrio sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade; promover palestras sobre a saúde mental e bem-estar, cuidados com a mente e cuidados com a vida e estabelecer diretrizes para ações integradas envolvendo a
população, órgãos públicos e instituições públicas e privadas, visando ampliar o debate sobre o problema, sob o ponto de vista social e educacional, estimulando o desenvolvimento de ações, programas e projetos na área da educação e prevenção.

Cuidados

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o Brasil é o campeão mundial em casos de ansiedade e líder em depressão na América Latina. Especialistas destacam entre os cuidados com a saúde mental: a adoção de uma alimentação saudável, participação de sessões de terapia, melhor qualidade do sono, prática de exercícios físicos e de amor próprio, relacionamento saudável, além de boa leitura e meditação. 

Foto: Divulgação Infoescola