Por Assessoria Parlamentar
Os Projetos de Lei para reajuste salarial de servidores estaduais voltaram a ser tema na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 3. Os Projetos de Lei 172, 173 e 174/ 2023 propõem reajuste salarial de 10% para os servidores enquadrados no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, o PCCV; 2,5% para os demais servidores; 2,5% e mais a incorporação de R$ 100,00 do abono temporário para os professores; e 5% de adicional de periculosidade para os policiais militares.
Em seu discurso, o deputado estadual Paulo Júnior (PSD) fez um apelo sobre o Plano de Reestruturação de carreira dos professores e citou o município de São Cristóvão como exemplo de compromisso com a categoria.
“Apelo pelo diálogo para se construir um plano de recuperação salarial do professor. É preciso destravar a carreira. É vergonhoso propor 2,5% de aumento salarial. Vamos brigar por debate e por apresentação de contas do governo”, disse.
O parlamentar destacou a medida administrativa de São Cristóvão, que concedeu aumento salarial aos professores de 33,24%, conforme o reajuste do piso definido pelo governo Federal.
“O governador recebeu o Estado equilibrado financeiramente, queremos entender a situação para se propor esse valor. De onde eu venho, São Cristóvão, conseguimos recuperar as perdas dos professores. É um exemplo de compromisso com a categoria. Em 2017, a diferença entre a tabela do piso salarial do magistério no município para o piso nacional era de 69%. Desde o início da primeira gestão, Marcos Santana vem recuperando as perdas”, afirmou.
Além do reajuste salarial, São Cristóvão realizou concurso para a rede municipal depois de 20 anos e reformou escolas.