logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Patrono da educação Brasileira e Sergipana: Ana Lúcia destaca os 95 anos de paulo Freire

No exato dia em que o Patrono da Educação Sergipana e Brasileira, Paulo Freire, completaria 95 anos se estivesse vivo, a deputada estadual Ana Lúcia ressaltou na tribuna da Assembleia Legislativa a profunda contribuição deste professor e teórico para a educação, sobretudo para a alfabetização de jovens e adultos e para a construção de práticas de educação libertadoras.

No dia de hoje, nós deveríamos estar iniciando ou encerrando uma jornada pedagógica para celebrar a memória do Patrono da Educação Brasileira e Sergipana. Infelizmente, a Secretaria de Estado da Educação não tem priorizado a educação desse Estado e nós não temos nem o encerramento, nem o início de uma atividade. Temos aqui o registro na Casa do Povo, da necessidade de fazermos uma reforma profunda no nosso modelo de escola, na nossa forma de tratar os professores, na nossa forma de tratar os nossos estudantes e nossos profissionais de educação”, lamentou Ana Lúcia.

Mais célebre educador Brasileiro, que fez uma verdadeira revolução na concepção da educação no país, Paulo Freire tem atuação e reconhecimento internacionais. Sua obra e sua história de vida nos ensinou que a educação é instrumento de libertação e que que estudar não é um ato de apreender ideias, mas de criá-las e recriá-las para transformar a realidade social.

Ao rememorar a trajetória e a dedicação de Freire às pesquisas e práticas pedagógicas libertadoras, Ana Lúcia ressaltou que ele defendia uma ação educativa que não negasse sua cultura, mas que fosse transformada por meio do diálogo. “O diálogo é a grande tese do Professor Paulo Freire. E esse diálogo é saber escutar e saber dizer, saber argumentar e contrargumentar, senão não existe diálogo. Uma única voz é um monólogo. Espero que hoje, possamos ter a esperança de dias melhores para a educação do nosso povo, do nosso país, do nosso Estado”, apontou.

Fé e política

A deputada Ana Lúcia parabenizou o Padre Cristiano, que fez uma análise da importância de Paulo Freire para a libertação do seu povo durante palestra na 4a. edição do Seminário Fé e Política Dom Helder Câmara, ocorrido na última sexta-feira, 16. Ela elogiou o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (Conal) na Arquidiocese de Aracaju pela realização do evento, ressaltando que foram proferidas excelentes conferências, a exemplo da palestra do Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, Dom Joaquim, que respaldou as lúcidas reformas defendidas pelo Papa Francisco.

Como forma de registrar o posicionamento do Conal a respeito do cenário político atual, Ana Lúcia leu a Carta Aberta aos Sergipanos, elaborada e aprovada ao final do seminário. O documento faz uma profunda crítica ao sistema político brasileiro e à maneira como a política brasileira vem, majoritariamente, sendo orquestrada por grandes empresários e políticos que atuam em benefício próprio, em detrimento dos interesses coletivos e da defesa dos direitos sociais.

A carta critica ainda o governo golpista de Temer que vem solapando direitos sociais e trabalhistas tão duramente conquistados, por meio de manobras como a reforma da Previdência; o chamado Plano de Saúde Acessível, que representa uma verdadeira ameaça ao SUS; a Proposta de Emenda Constitucional 241/2016, que limita as despesas Poderes ou Instituições, inclusive com políticas essenciais como saúde, educação, moradia, cultura, entre outras.

Perseguição a Lula

Ana Lúcia prestou sua solidariedade ao ex-presidente Lula e manifestou seu repúdio ao comportamento seletivo que parte do Ministério Público Federal e parte da Justiça Federal estão adotando para tentar prejudicar o Partido dos Trabalhadores e, especialmente, o ex-presidente Lula. Ela avaliou que alguns membros do MPF tomaram lado e “estão fazendo um espetáculo da mídia para prejudicar a imagem da maior liderança popular deste país”.

Assim como Paulo Freire, apontou Ana Lúcia, Lula tem 45 diplomas de Doutor Honoris Causa pelo mundo. “Paulo Freire: um grande teórico da educação, fundador do Partido dos Trabalhadores. Lula: uma inteligência intuitiva, comprometido com seu povo, com sua raiz, com suas origens”, comparou a deputada.

Ela ressaltou que não é pelos erros que Lula cometeu, mas pelos seus acertos, que ele está sendo prejudicado e perseguido. “Ele foi o melhor presidente deste país e ninguém vai apagar essa história e essa contribuição do Partido dos Trabalhadores. Mas nós vamos continuar resistindo às injustiças cometidas contra a grande liderança internacional dos trabalhadores e dos povos oprimidos, que é o companheiro Luiz Inácio Lula da Silva”.

Greve Geral: o Brasil vai parar

Diante do aprofundamento do cenário que vai em direção oposta à democracia, os trabalhadores e trabalhadoras de todo o país irão paralisar suas atividades nos próximos duas 21 e 22. Em Sergipe, professores e professoras farão atos nos municípios do interior no dia 21, e dia 22, se somarão a outras várias categorias na capital sergipana para um grande ato em defesa da democracia, exigindo respeito à classe trabalhadora. A concentração do ato acontece na Praça da Bandeira, coordenada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Fica aqui a nossa indignação, o nosso apelo e a nossa certeza de que a classe trabalhadora, no dia 22, vai parar este país para que esta nação se rebele e consolide a democracia, e se rebele contra o que está em andamento, que é a construção de uma outra ditadura, coordenada pelo parlamento com o apoio de segmentos da Justiça e do Ministério Público”, finalizou a deputada.

Por Ascom Parlamentar

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo